Demografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Demografia
A palavra demografia provém do Grego demos-população e graphein- estudo, ou seja, é o estudo da população.
Estuda o tamanho, da distribuição territorial e da composição da população, das mudanças e os componentes dessas mudanças, estes últimos podem ser identificados como natalidade, mortalidade, movimentos territoriais (migração) e mobilidade social (mudanças de status).Objectivo 
A demografia tem como objetivo analisar os seguintes dados populacionais:
* Crescimento demográfico,
* Emigração,
* Taxa de natalidade,
* Taxa de mortalidade,
* Expectativa de vida,
* Distribuição populacional por áreas, faixas de idade, entre outros.
Esta ciência é muito importante, pois os dados gerados por ela servem de base para a definição de políticassociais governamentais. São importantes também, pois mostram a evolução da qualidade de vida das pessoas.
Natalidade:Refere-se a relação entre nascimentos vivos e a população total, ou seja , considera a frequência de nascimentos vivos em relaçao a população total.
Fecundidade:refere-se a relação entre nascimentos vivos e as mulheres em idade reprodutiva.
Taxa de natalidade: é o número de crianças quenasce anualmente por cada 1000 habitantes numa determinada área.no ano considerado.
TAXA BRUTA DE NATALIDADE (TBN)
Corresponde à relação entre o número de crianças nascidas vivas durante um ano e a população total.
De forma semelhante à TBM, a TBN não sao um bom indicador para comparar diferenciais de fecundidade entre populações, pois além de depender da intensidade com que as mulheres têm filhosa cada idade, ou grupo etário, depende da estrutura etária das mulheres no período reprodutivo.

TAXA DE FECUNDIDADE GERAL (TFG)
Corresponde à relação entre o número de nascidos vivos e a população feminina em idade reprodutiva em determinado ano j. Considerando como estando em idade reprodutiva a população feminina entre 15 e 49 anos.
Taxa de mortalidade: é o número de óbitos em relação aonúmero de habitantes.Ou Número total de óbitos, por mil habitantes, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
TAXA BRUTA DE MORTALIDADE (TBM)
A taxa bruta de mortalidade corresponde à relação entre o total de óbitos ocorridos durante um ano calendário e a população total. Tal medida representa o risco de uma pessoa de determinada população morrer no decorrer doano.
O nível da TBM dependerá tanto da intensidade com que se morre a cada
idade, como da distribuição etária da população.
TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (TMI)
Corresponde ao risco de um nascido vivo vir a falecer antes de completar 1 ano de idade. Usualmente, esta taxa é calculada como a relação entre os óbitos de menores de 1 ano ocorridos durante um ano calendário e o número de nascimentos do mesmoano.
ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER
Tendo em vista o facto de a TBM não ser um bom indicador para comparar duas populações com estruturas etárias diferentes, surge a necessidade de se buscar uma medida de mortalidade que não seja sujeita ao efeito da composição etária. Uma alternativa pode estar no uso das TEMs, mas, devido à quantidade de comparações a serem feitas e à diversidade de estruturas demortalidade, considerando diversas populações.
Migrações: deslocamento de habitantes de uma área para outro. Podendo também ser de um país para o outro. Tendo como causas políticas, económicas, religiosas, etnicas etc.
Imigração: movimento de entrada, com animo permanente ou temporário com intenção de trabalho, residência, de um país para o outro.
Emigração: é a saída do próprio país.
Exódo rural:abandono do campo por seus habitantes em busca de melhores condições de vida. De uma área rural para um centro urbano.

De acordo com o glossário demográfico (Ana Pires de Carvalho, 2000) População é um conjunto de indivíduos estavelmente constituído, ligados por vinculos de reprodução e identificado por caracteristicas territoriais, politicas, juridicas, etnicas ou religiosas.

Estrutura...
tracking img