Demografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

TÉCNICAS EM DEMOGRAFIA Prof. Joaquim Queiroz UNIDADE I. 1. Introdução e conceitos básicos 1.1 Demografia : estudo da mudança e estrutura de uma população. • Medir com precisão todos os aspectos de mudança no tamanho e composição da população • Realizar estimativas da composição e tamanho futuro que a população poderia ter. Demografia formal : medição desses processos e como suas operações namesma população e em populações diferentes no tempo, podem ser comparados. Estudos populacionais : envolve, não somente medidas de processos demográficos, mas também o estudo de suas relações a processos econômicos, sociais, culturais e biológicos.

Prof. Joaquim Queiroz – Depto. de Estatística – UFPA

2

1.2. A equação básica da demografia • As populações mudam somente por causa de umnúmero de eventos limitados e contáveis. Por exemplo, seja a população de determinado país onde, em algum tempo t contem Pt pessoas e, um ano mais tarde a população é de Pt+1 pessoas. Pode-se então escrever a seguinte equação: onde Bt: nascimentos na população entre t e t + 1. Dt : óbitos na população no período t e t + 1. It : imigrantes na população no período t e t + 1. Et : emigrantes na populaçãono período t e t + 1. • Bt – Dt : aumento natural ( se o número de mortes excede o número de nascimentos, implica em aumento natural negativo ou decrescimento natural ). • It – Et : conhecida como migração pura. Tipos de eventos: nascimentos, mortes e migração: Componentes de mudança populacional. Pt+1 = Pt + Bt – Dt + It – Et (1.1)

Prof. Joaquim Queiroz – Depto. de Estatística – UFPA

3Fertilidade : processo pelo qual uma população gera crianças. Mortalidade : processo pelo qual os membros de uma população são reduzidos por causa de morte. Fertilidade, mortalidade e migração : os três processos demográficos fundamentais. 1.3. Processos demográficos como transições entre estados Forma de representação: conjunto de transições feitos por indivíduos entre vários estados. Equaçãobásica da demografia : representada por 4 estados: “vivo e na população”; “vivo, mas em outra população”; “ainda não nascido” e “morto”.

Figura 1.1. Representação de múltiplos-estados da equação básica da demografia.
Prof. Joaquim Queiroz – Depto. de Estatística – UFPA

4

1.4. Taxas demográficas Medida mais simples de qualquer transição: é o número de eventos que ocorre em determinadoperíodo de tempo. Para estudos comparativos, é necessário um modo de medir o número de transições em relação ao tamanho da população (taxas) Taxa demográfica é normalmente definida como
Taxa = número de eventos de um tipo específico em dado periodo de tempo número de pessoas em risco de experimentar o evento no dado periodo de tempo

Razão ocorrência/exposição: o numerador é o número de ocorrênciasde um evento (dentro de certo período de tempo) e o denominador mede a população exposta ao risco de experimentar aquele evento. O denominador, neste caso, é freqüentemente chamado a exposição-ao-risco.

Prof. Joaquim Queiroz – Depto. de Estatística – UFPA

5

1.4.1. Taxa bruta de mortalidade
Taxa bruta de mortalidade = número total de mortes em determinado ano total da população naqueleano

Princípio da correspondência: no cálculo de estimativas de taxas é importante garantir que os eventos do numerador correspondem com a exposição ao risco do denominador. Por “correspondência” significa que se uma pessoa é incluída à exposição ao risco do denominador, e ele/ela experimenta o evento durante o período relevante de tempo, então o evento particular que envolve ele/ela deve serincluído no numerador. Ao contrário, se uma pessoa experimenta o evento durante o período relevante de tempo, e o evento particular que envolve ele/ela é registrado no numerador, então ele/ela deve ser incluído à exposição ao risco do denominador.

Prof. Joaquim Queiroz – Depto. de Estatística – UFPA

6

1.5. Estrutura da população • Heterogeneidade : as pessoas não são todas as mesmas....
tracking img