Programa de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IProgramação de Computadores I UNIDADE 1 – Conceitos introdutórios O QUE VAMOS ESTUDAR:  Abstração e Lógica  Lógica estruturada: padrões  Algoritmos: conceitos e representações  Conceitos: pseudocódigos, linguagens de programação e codificação

 Abstração e Lógica A lógica é um termo comumente utilizado no cotidiano nas formas mais simples sem denotar conceitos (Generalização –Encadeamento – Inferência). Utilizamos de lógica cotidiana em sentenças:  Generalização (Todo – Partes)
Todo mamífero é um animal. Todo cavalo é um mamífero. Portanto, todo cavalo é um animal.

 Encadeamento
A gaveta está fechada. A caneta está dentro da gaveta. Precisamos primeiro abrir a gaveta para depois pegar a caneta.

 Inferência
Anacleto é mais velho que Felisberto. Felisberto é maisvelho que Marivaldo. Portanto, Anacleto é mais velho que Marivaldo.

Prof. Alessandro Bertolani Oliveira

1

Entretanto, a lógica cotidiana não representa com fidelidade esta ciência que é linha de pesquisa da filosofia e pode ser estendida a outras disciplinas. E ainda, percebemos que a ilógica leva a desorganização (caos) e a falta de padronização.

Figura 1 – O pensamento “sem lógica”leva a desordem e ao caos. LÓGICA: É a arte de “bem pensar”. Pensar neste contexto significa abstrair (Imaginar – Generalizar – Modelar) dados e fatos encontrados no mundo real. Com isso, a lógica é uma ciência que objetiva colocar “ordem nos pensamentos” – dados e fatos – generalizados (abstraídos) do mundo real. Outro fato é que na arte de “bem pensar”, a forma mais complexa do pensamento é oraciocínio. O raciocínio livre é devaneio que, não educado e treinado, facilmente se “perde”. Portanto, a lógica também visa “corrigir o raciocínio”, realinhando idéias e estabelecendo padrões.

Figura 2 – A lógica estabelece critérios corrigindo e realinhando o raciocínio.

Prof. Alessandro Bertolani Oliveira

2

Portanto, a lógica visa:

Então, o que é LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO? O raciocínioé algo abstrato, intangível. Os seres humanos têm a capacidade de expressá-lo através da palavra falada ou escrita (idioma). Um mesmo raciocínio (“pensamento”) pode ser expresso em qualquer um dos inúmeros idiomas existentes, mas continuará representando o mesmo raciocínio, usando apenas outra convenção.

Figura 3 – O raciocínio (“Pensamento”) não depende de padrões. À semelhança da lógicahumana, a Lógica de Programação visa fornecer uma série de técnicas que possam “ordenar o pensamento” e “corrigir o raciocínio” na realização de uma atividade (objetivo). Para isso, a idéia ou pretensão inicial seria fugir dos padrões (Detalhe: Torre de Babel) e representar fielmente o raciocínio (“Pensamento”).

Prof. Alessandro Bertolani Oliveira

3

PADRÕES
Figura 4 – O mesmo pensamento –objetivo (construir a torre) e muitos idiomas. Entretanto; na lógica de programação esbarramos novamente na limitação em relação à “Forma de Expressão” do raciocínio (“Pensamento”). Com isso, no intuito de fugir dos padrões (“Torre de Babel”) e representar mais fielmente o raciocínio foram idealizados os Algoritmos.

Figura 5 – A lógica humana e computacional com seus muitos padrões derepresentação.

Prof. Alessandro Bertolani Oliveira

4

ALGORITMOS: É uma seqüência de passos que visa atingir um objetivo bem definido. Para definir uma seqüência de passos, precisamos utilizar ordem, ou seja, “pensar em ordem”, com isso utilizamos “lógica” (de programação). Exemplo de algoritmo: RECEITA DE BOLO.

Figura 6 – Exemplo de algoritmo e muitas formas de expressão. A combinaçãoRaciocínio – Padrão (Formas de Expressão) – Raciocínio é de complexa dissociação. Essa dissociação somada à idéia de fugir dos padrões realmente nos poupa de uma série de detalhes computacionais pertencentes à lógica de programação que poderíamos incluir posteriormente. Contudo, assim como a forma de expressão do raciocínio humano passa pela forma falada ou escrita, a forma de expressão da lógica de...
tracking img