Democracia x capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Considerando que na declarada ditadura militar não havia liberdade de expressão e o povo não tinha direitos enquanto cidadão, a democracia realmente estava longe de existir. Com seu fim, e através demuitas lutas de movimentos organizados, muitas mudanças relevantes ocorreram como: a conquista do sufrágio universal, o direito de organização sindical, a fixação da jornada legal de trabalho. Poremsegundo Coutinho, a democracia não acontece enquanto prevalecer à desigualdade material e econômica, o que é explicito hoje no Brasil e no mundo.
Atualmente vivemos a democracia, afinal elegemosnossos representantes políticos, mas é necessário efetivar outras concepções de democracia, para termos mais que uma democracia de eleitores, uma democracia de cidadãos, que possibilite a participaçãoigualitária do povo nas decisões referentes à sua vida, e de sua sociedade.
Mesmo sabendo que a escola ainda é um espaço de manutenção do sistema, e as políticas educacionais muitas vezes servem paraajustar o indivíduo ao capitalismo e ao neoliberalismo, é preciso acreditar que através de uma boa educação podemos e devemos formar cidadãos críticos, capazes de reivindicar seus direitos, econscientes de seu papel, procurem lutar por políticas que beneficiem a sociedade.
É difícil conceber o papel do Estado frente às contradições do capitalismo, de um lado o neoliberalismo contestando aparticipação do Estado no amparo dos direitos sociais, reduzindo o cidadão em mero consumidor, insistindo nas privatizações do patrimônio público, em favor da globalização; e de outro lado o Estado do BemEstar Social devendo garantir serviços públicos e proteção a população.
Infelizmente hoje o Estado continua sendo um aparelho ideológico da classe dominante, agindo muito mais de acordo com oneoliberalismo, e manipulado pelo capitalismo. Então, com o intuito de mostrar-se atento aos interesses dos trabalhadores e da população em geral, aplica-se uma política assistencialista, o dever do Estado...
tracking img