Liberalismoxsocialismo e estado de bem estar socialxneoliberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CEUT – Centro de Ensino Unificado de Teresina
Disciplina: Ciências Políticas
Professor Robert Bandeira
Curso: Bacharelado em Direito – 2º C

Antônio Renan Sousa Lima

Liberalismo X Socialismo e Estado de bem-estar social X Neoliberalismo

Teresina – PI
Novembro de 2012
Liberalismo versus Socialismo
Uma das mais marcantes transformações trazidas pelo capitalismo foi, sem dúvidaalguma, a sua impressionante capacidade de racionalizar o gasto dos recursos e gerar riquezas. Após a deflagração da Revolução Industrial, as possibilidades de se aperfeiçoar a exploração da mão de obra, da tecnologia e dos recursos naturais parecia ter alcançado patamares inimagináveis.
A corrente liberal defendia os vários pressupostos que compunham essa nova realidade oferecida pelo capitalismo.Aprovavam o direito à propriedade privada, amplas liberdades no desenvolvimento das atividades comerciais e a igualdade dos indivíduos mediante a lei. Além disso, elogiavam a prosperidade do homem de negócios ao verem que sua riqueza beneficiava a sociedade como um todo. Dessa forma, ao acreditavam que a riqueza seria uma benesse acessível a todos que trabalhassem.
Em contrapartida, o socialismoutópico almeja o máximo de liberdade e igualdade numa sociedade sem classes e nem mercado, ideia essa proposta por Marx, um dos maiores críticos do capitalismo, enquanto o liberalismo utópico almeja o máximo de liberdade e o mínimo de igualdade com a existência do mercado. Porém, não é possível escolher qual das duas é a melhor, pois apesar de ambas almejarem a plena liberdade dos indivíduos, nenhumadas duas foi plenamente efetiva até o momento.
Os poucos exemplos de socialismo, na prática, não foram fiéis aos planos utópicos (URSS, China e Alemanha Ocidental), pois para garantir a igualdade criou-se grande autoritarismo, o que quebrou a ideia de liberdade. Enquanto o liberalismo, que almeja a total liberdade, é contraditório ao limitar os indivíduos através do poder controlador do governo(leis).
Tendo suas bases lançadas, liberalismo e socialismo vão compor duas matrizes interpretativas distintas e, algumas vezes, opostas. Contudo, esses pressupostos serão posteriormente reinterpretados em um processo de compreensão da sociedade que, até hoje, apresenta novas possibilidades. Por isso, novos intelectuais se debruçam na mesma importante tarefa de se compreender, criticar e apontaralternativas para nossos moldes de desenvolvimento.
Estado de bem-estar social versus Neoliberalismo
O estado de bem estar social (Welfare State) é o termo que serve para designar o assistencialismo promovido pelo Estado para garantir o mínimo do cumprimento dos direitos sociais (educação, saúde, habitação, renda, previdência social...), que tencionam minimizar as desigualdades sociais.
OEstado de bem estar social surgiu após a Segunda Guerra Mundial, com o intuito de gerar uma paz dentro das democracias capitalistas desenvolvidas, criando assim certa harmonia entre capitalismo e democracia, pois afirmava a obrigação do Estado de prestar auxílio aos menos favorecidos dentre as economias de mercado da época.
Seu desenvolvimento também está ligado ao processo de Industrialização e osproblemas gerados por ele, tais como o êxodo rural e o excedente de mão de obra desqualificada na cidade, gerando bolsões de pobreza, onde o acesso ao mínimo de bem estar social para essas pessoas era dificultado dado a situação econômica na qual se encontravam.
Dados estes fatos a maneira que o Estado encontrou para amenizar esses problemas foi prestar essa assistência à população, sendo umasolução paliativa, a qual resolvia os problemas apenas em curto prazo. Porém os gastos advindos do investimento no Estado de bem estar social, cada vez mais era demandado da população um aumento na carga tributária, o que acabou pondo em crise o estado de bem estar social, pois como garantir o bem estar social da população, quando lhe é cobrada pesados impostos para garantir isso?
Foi esta...
tracking img