Deming

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A expansão da indústria no início do século XX e, particularmente a invenção da produção em massa, fez surgir o controle da qualidade.

Primeiramente era praticada pelos consumidores nas feiras livres e no comércio de produtos artesanais, onde o cliente se relaciona diretamente com o produtor, nos quais o cliente é atraído por produtos em exposição, cuja qualidade ele pode aferir objetiva ousubjetivamente pela observação ou manuseio.

Praticada pelo próprio produtor ou prestador de serviços, o controle da qualidade pela inspeção existe desde antes da Revolução Industrial, quando era feita pelos artesãos. A inspeção era feita pelos trabalhadores, depois passou para supervisores e posteriormente aos inspetores da qualidade. Porém, a inspeção não produz qualidade, apenas encontraprodutos defeituosos.

Em seguida, o controle pela inspeção foi aprimorado por meio de técnicas de amostragem e outros procedimentos que têm sua base à estatística. O objetivo do controle estatístico está em separar os produtos bons dos ruins, por meio de amostragem.

A produção em massa criou a necessidade de peças e componentes padronizados em grande quantidade. Isso impossibilitava a inspeção detodos os itens e favoreceu a utilização da amostragem.

A Segunda Guerra foi de grande impulso do controle estatístico da qualidade. Precisando de grande quantidade de itens com elevados padrões de qualidade, as forças armadas americanas adotaram procedimentos científicos de inspeção por amostragem e instituiu um amplo programa de treinamento destinado ao pessoal da indústria bélica.

Em 1951,Armand V. Feigenbaum defendeu a idéia que as empresas deveriam criar um departamento para cuidar exclusivamente da qualidade e deveria ter atribuições típicas de assessoria como treinamento, pesquisas e atividades de controle da qualidade. Seu papel seria de coordenação para que a qualidade tivesse um foco, já que todos os departamentos de linha ou de assessoria teriam sua parcela deresponsabilidade pela manutenção e aprimoramento da qualidade.

Também Feigenbaum defende a necessidade de mudar a ênfase da correção para a prevenção de defeitos.

Nos estágios acima, a ênfase está na qualidade do produto ou serviço. Agora a qualidade é um problema de todos os funcionários e abrange todos os aspectos da operação da empresa, ou seja, a qualidade é uma questão sistêmica, é a era daQualidade Total.

Três autores são responsáveis pelo desenvolvimento dos princípios e técnicas da Qualidade Total: Feigenbaum, Deming e Ishikawa.

Em 1950, William Edwards Deming visita o Japão para ministrar um curso-padrão de estatística. Dizia que a melhoria da qualidade, definida como a redução da variabilidade, era o caminho para a prosperidade, por meio do aumento da produtividade, da reduçãode custos, da conquista de mercados e da expansão de empregos. Era também responsabilidade da alta administração, que começava na identificação das necessidades do cliente ou consumidor e prosseguia pelos diversos estágios da transformação de insumos, até chegar como produtos ou serviços ao mesmo cliente.

Os japoneses ouviram, prestaram atenção e puseram em prática o que ele disse. Poucos anosdepois, a qualidade dos produtos japoneses já começava a ameaçar fabricantes tradicionais.

O método de Deming compreende em 14 princípios:

1. “Estabelecer a constância do propósito de melhorar o produto e o serviço, com a finalidade de a empresa tornar-se competitiva, permanecer no mercado e criar empregos.

2. Adotar a nova filosofia. Numa nova era econômica, a administração devedespertar para o desafio de assumir suas responsabilidades e assumir a liderança da mudança.

3. Acabar com a dependência da inspeção em massa. Deve-se eliminar a necessidade de inspeção de massa, construindo a qualidade junto com o produto desde o começo.

4. Cessar a prática de comprar apenas com base no preço. Em vez disso, deve-se procurar minimizar o custo total. É preciso...
tracking img