Demerval saviani

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Sabemos que a educação é uma prática humana, deste modo determinado por uma concepção teórica e pedagógica. Neste sentido, a humanidade construiu ao longo do tempo, pesquisadores; pensadores; teóricos, portanto teorias, que deram definições e conceitos a educação, e a escola. A educação sofreu várias modificações ao longo de sua trajetória, sabendo que por muito tempo foi concebidacomo arma para obter a hegemonia do país, acarretando num ensino totalmente desvinculado do real objetivo da escola, portanto da educação.

DEMERVAL SAVIANI

Bacharel e licenciado em filosofia pela PUC-SP, 1966; Doutor em filosofia da educação pela PUC-SP, 1971; Livre-docente em história da educação, pela UNICAMP, 1986; Professor titular da Universidade Federal de São Carlos-UFSC, EM 1975;Professor titular da PUC-SP, EM 1979; Demerval Saviani é autor de livros da maior relevância como ‘Educação Brasileira: estrutura e sistema’, ‘Educação: do senso comum à consciência filosófica’, ‘Escola e Democracia’, ‘Ensino Público e algumas Falas sobre Universidade’ ‘Política e educação no Brasil’, Pedagogia Histórico-crítica’ entre outros, que retratam a busca do autor por alternativas à pedagogiana perspectiva de aprofundar as discussões dessas teorias, detectando seus limites e buscando sua superação, abordando a pedagogia de forma esclarecedora e rica, desencadeando estudos aprofundados sobre a educação, política, história da educação, dono de frases de importância como “política e educação são faces opostas de uma mesma moeda” e oferecendo importantes contribuições e reflexões sobre arelação entre as discussões teórico-metodológicas na história e a forma como podem ser utilizadas para o enriquecimento da história na educação.
Saviani baseando-se no materialismo histórico de Marx, na concepção histórico-cultural de Vygotsky, e na concepção histórico-dialética de Gramisc, surgindo assim a Pedagogia Histórico-crítica, considerada um marco na história da educação brasileira. Como objetivo de trabalhar o conhecimento sistematizado pelo aluno a partir de sua realidade, propondo uma interação entre conteúdo e realidade concreta, visando à transformação da sociedade, através da ação-compreensão-acão do educando, o tornou, um dos mais consagrado e admirado especialista na educação brasileira. Uma vez que a pedagogia histórico-crítica surgiu como resposta à necessidadeamplamente sentida entre estudiosos e educadores brasileiros de superação dos limites tanto das teorias não-criticas, representadas pela concepção tradicional, escolanovista e tecnicista, como das visões critico-reprodutivistas, expressas na teoria da escola como aparelho ideológico do Estado, na teoria de produção e na teoria da escola dualista. A proposta pedagógica de Saviani conseguiu razoáveldifusão, tendo sido implantada, e até mesmo, a sua adoção em currículos oficiais de ensino como foi o caso, dos estados do Paraná e de Santa Catarina. Para Saviani, uma teoria é crítica se admite que a educação é determinada pela sociedade. Uma teoria pedagógica é histórica se admite que a educação também interfira na sociedade podendo até contribuir para sua transformação. Segundo o autor as demaisteorias consideram a educação sobre a sociedade, cabendo a escola reproduzir a sociedade em que ela se insere. Na busca constante por melhorias na educação, Saviani compreende o ser humano como produtor, uma vez que necessita produzir para sua própria existência, essa produção se dá através do trabalho, sendo essa a principal diferença entre o homem e os outros animais. Ora, o homem por ser um serracional utiliza-se desse saber para conquistar o lugar de destaque entre os demais. Na sua concepção o compreende também por práxis e cultural, já que possui habilidades capazes de intervir na transformação, portanto no desequilíbrio da natureza. [...]. O trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada individuo singular, a humanidade que é produzida histórica e...
tracking img