Deficiencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório das deficiências

Deficiência Sensorial
A deficiência sensorial se caracteriza pelo não-funcionamento (total ou parcial) de algum dos cinco sentidos. Classicamente, a surdez e a cegueira são consideradas deficiências sensoriais, mas déficits relacionados ao tato, olfato ou paladar também podem ser enquadrados em tal categoria.
A deficiência sensorial pode ser caracterizada tambémpela incapacidade de utilizar em plenitude os sentidos de que se dispõe independentemente de quantos sejam. Nesta perspectiva, a deficiência sensorial não constitui a falta de um dos sentidos, mas a impossibilidade de usá-los plenamente. Assim, por um lado, as pessoas que possuam os cinco sentidos, mas que não sejam capazes de colocá-los a serviço do seu próprio bem-estar, podem ser consideradas,nesta concepção mais abrangente, como "deficientes sensoriais". Por outro lado, as pessoas que possuam apenas quatro ou três dos cinco sentidos, mas que sejam capazes de aproveitá-los em favor de uma vida saudável e produtiva, não teriam nenhuma deficiência.
Em nosso cotidiano, nos deparamos com muitas pessoas que, de fato, são sensorialmente deficientes. São, em geral, pessoas que enxergam masnão vêem, escutam mas não ouvem, tocam mas não sentem, degustam mas não saboreiam, sentem cheiros mas não os apreciam. São pessoas que estão no mundo, mas que vivem, de certo modo, alheias ou insensíveis ao que se passa à sua volta.
Além disso, os verdadeiros deficientes sensoriais costumam utilizar seus órgãos do sentidos de uma forma um tanto desequilibrada, e isto os leva por vezes a teremuma visão meio distorcida da realidade. Neste caso, um dos sentidos se torna muito predominante e impede a utilização dos demais. Consideremos apenas um exemplo. Geralmente, o "deficiente sensorial" olha para uma pessoa desconhecida e se vale desta primeira impressão para julgá-la ou dar-lhes atributos, sem estabelecer com ela nenhum contato.
Embora haja indivíduos que sejam "deficientessensoriais" crônicos, todos nós somos, em menor ou maior grau, acometidos por este tipo de deficiência. Nossa relação com esta anomalia não é estática. Na verdade, passamos toda a vida tentando superá-la, aprendendo a usar nossos sentidos de forma consistente e integrada.

Deficiência Mental A deficiência mental é a designação que caracteriza os problemas que ocorrem no cérebro e levam a um baixorendimento, mas que não afetam outras regiões ou áreas cerebrais.Deficiente mental são todas as pessoas que tenham um QI abaixo de 70 e cujos sintomas tenham aparecido antes dos dezoito anos considera-se que têm deficiência mental.Segundo a vertente pedagógica, o deficiente mental será o indivíduo que tem uma maior ou menor dificuldade em seguir o processo regular de aprendizagem e que por isso temnecessidades educativas especiais, ou seja, necessita de apoios e adaptações curriculares que lhe permitam seguir o processo regular de ensino.Embora existam diferentes correntes para determinar o grau de deficiência mental, são as técnicas psicométricas que mais se impõem, utilizando o QI para a classificação desse grau. O conceito de QI foi introduzido por Stern e é o resultado da multiplicaçãopor cem do quociente obtido pela divisão da IM (idade mental) pela IC (idade cronológica).Segundo a OMS, a deficiência
divide-se:
-Profunda
-Grave/severa
-Moderado/média
- Leve/ligeiraÉ importante alertar que, muitas vezes, apesar da utilização de recursos sofisticados na realização do diagnóstico, não se chega a definir com clareza a causa de deficiência mental.Fatores GenéticosEstesfatores atuam antes da gestação; a origem da deficiência está já determinada pelos genes ou herança genética. São fatores ou causas de tipo endógeno (atuam no interior do próprio ser).
Existem dois tipos de causas genéticas:
• Geneopatias – alterações genéticas que produzem metabolopatias ou alterações de metabolismo;
• Cromossomopatias – que são síndromes devidos a anomalias ou alterações nos...
tracking img