Deficiencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema principal a inserção do deficiente no mercado de trabalho. Evidencio as definições de Trabalho e Deficiência, para podermos construir um conhecimento prévio sobre o assunto a ser tratado.
Saliento a importância dos governantes, com políticas apropriadas e leis que favoreçam a colocação profissional destes indivíduos, com condições apropriadas efavoráveis ao crescimento tanto por parte do empregado como do empregador. Temos que desmistificar certos paradigmas que cercam este assunto como: preconceito, benefícios previdenciários, qualificação profissional.
O direito de ir e vir, de trabalhar e estudar são a chave para a inclusão de qualquer cidadão e, para que se concretize em face das pessoas com deficiências, há que se exigir do Estadoà construção de uma sociedade livre, justa e solidária. A obrigação, porém não se esgota somente nas ações estatais, todos nós somos igualmente responsáveis pela efetiva compensação de que se cuida. As empresas por sua vez devem primar pelo respeito a princípio constitucional do valor social do trabalho e da livre iniciativa, para solidificar a cidadania plena e a dignidade do trabalho com ou semdeficiência.

2- CONCEITOS
2.1 - REFERENCIAIS TEÓRICOS

2.1.1 - O que é Trabalho:
Desde o início da civilização, o homem descobriu que era necessário à produção de seu próprio alimento. O homem saía para caçar e pescar, a mulher por sua vez plantava, colhia e cuidava dos filhos. Assim descobriu-se que a terra em que habitavam havia fonte de alimentação, para a família e para si próprio.
Otermo Trabalho se refere a uma atividade própria do homem. Também outros seres atuam dirigindo suas energias coordenadamente e com uma finalidade determinada. Entretanto, o trabalho propriamente dito, entendido como um processo entre a natureza e o homem, é exclusivamente humano. Neste processo, o homem se enfrenta, como um poder natural em palavras de Karl Marx Trabalho em sentido amplo é toda aatividade humana que transforma a natureza a partir de certa matéria dada. A palavra deriva do latim “tripaliare”, que significa tortura, dai passou a ideia de sofrer ou esforçar-se e, finalmente, de trabalhar ou agir. O trabalho em sentido econômico é toda a atividade desenvolvida pelo homem sobre uma matéria prima, geralmente com ajuda de instrumentos, com a finalidade de produzir bens eserviços.
“Como criador de valores de uso, como trabalho útil, é o trabalho, por isso, uma de existência do homem, independente de todas as formas de sociedades, eterna necessidade natural de mediação do metabolismo entre homem e natureza e, portanto, da vida humana.”
O capital 7° Ed - Karl Marx
Em sua obra, Karl Marx menciona que trabalho é uma essência do homem, pois é o meio pelo qual nosrelacionamos com a natureza e a transformamos em bens, aonde vão se agregar o valor. O trabalho é uma mercadoria, onde possui um valor de uso e um valor de troca. Também salienta que trabalho não é uma atividade isolada ao produzir, através dele entramos em contato um com os outros e construímos uma relação de interesses dependendo da área que atuamos.

2.1.2 - O que é Deficiência:
Deficiência é todaperda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.
Categorias de Deficiências.
Pelos termos da legislação vigente considera-se:
I- Deficiência permanente: aquela que ocorre ou se estabilizou durante o período de tempo suficiente para não permitirrecuperação ou ter probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos;
II- Incapacidade: uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios e recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a...
tracking img