Deficiencia nitrogenio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ARQUIVO DO AGRÔNOMO - Nº 10

Nutri-Fatos
Informação agronômica sobre nutrientes para as culturas

NITROGÊNIO
É uma verdade – o nitrogênio é exigido pelas culturas1
Sabia que quase 80% do ar que respiramos é constituído pelo nitrogênio (N)? É verdade. De fato, cada hectare de terra no mundo é coberto por cerca de 90 milhões de quilos de N... 90 mil toneladas. Nem um quilo deste N pode serusado pelas plantas até que ele seja modificado por processos naturais ou por meio da produção de fertilizantes comerciais. Através de vários processos de "fixação", o N atmosférico gasoso é transformado em forma utilizável pela planta...ou amônio ou nitrato. Ele pode ser fixado pelo relâmpago e levado à superfície da terra através da chuva ou da neve. Ele pode ser fixado por certos organismos dosolo e nos nódulos das raízes das legu-minosas. A fixação industrial fornece as milhões de toneladas de fertilizantes nitrogenados comercialmente exigidos para se cultivar plantas em todo o mundo. Em geral, cerca de 20 a 30 kg de N por hectare são liberados anualmente para cada 1% de matéria orgânica contida no solo. Assim, um solo com 2% de matéria orgânica poderia liberar 40 a 60 kg de N no ano.Um dos produtos da decomposição da matéria orgânica, mineralização é o termo correto, é o amônio, que pode ser retido pelo solo, absorvido pelas plantas ou convertido em nitrato. O nitrato pode ser usado pelas plantas, lixiviado para fora da zona das raízes ou convertido a N gasoso e perdido para a atmosfera. A relação entre N indisponível para as plantas (matéria orgânica) e N disponível para asplantas (amônio e nitrato) é ilustrada na Figura 1.

O nitrogênio é o elemento da qualidade porque ele faz parte da composição das proteínas de todas as plantas e animais. O valor nutritivo do alimento que consumimos depende muito da disponibilidade de N para o desenvolvimento da planta e do animal.
do N do solo vem da matéria orgânica. A matéria orgânica libera o N lentamente, sendo a taxacontrolada por fatores como temperatura, umidade e textura.
Tabela 1. As plantas são grandes consumidoras de nitrogênio. Cultura Nível de produção Total absorvido, kg 90 120 103 157 150 80 110 17 32 96 106 157 116 56

Mineralização Matéria orgânica Imobilização Amônio, Nitrato

O nitrogênio e as culturas
O nitrogênio é o elemento exigido pelas culturas em geral em maior quantidade que qualqueroutro macronutriente. Algumas culturas, entretanto, absorvem mais potássio (K) do que N. A Tabela 1 mostra as quantidades de nitrogênio exigidas pelas principais culturas.

O nitrogênio nos solos
A quantidade de N suprida pela maioria dos solos é pequena. Muito pouco é encontrado nas rochas e minerais; muito

Algodão 750 kg de fibra Amendoim1 2 t de grãos Arroz 3 t de grãos Café2 3 t de grãosCana 100 t de colmos Eucalipto 100 m3 de madeira Feijão1 1 t de grãos Forrageiras gramíneas 1 t de mat. seca leguminosas1 1 t de mat. seca Laranja3 18 t de frutos Milho 5 t de grãos Soja1 2,5 t de grãos Tomate 40 t de frutos Trigo 3 t de grãos
1 2

Figura 1. Mais de 90% do N do solo estão contidos na matéria orgânica, não prontamente disponível para o uso da planta.

Escolha de uma fonte denitrogênio
Como a maioria dos solos não é capaz de fornecer quantidades suficientes de N para garantir o crescimento e a produção econômica de muitas culturas, os fertilizantes comerciais são largamente usados para suprir as necessidades das plantas. Esterco, lodo de esgoto e outros resíduos são fontes aceitáveis... desde que disponíveis. Porém, estas fontes são difíceis de manejar e não sãoeconomicamente transportadas a longas distâncias.

1

Tradução e adaptação do original "It's the Truth – Nitrogen Is Required by Plants", PPI, Norcross, EUA, por Eurípedes Malavolta.

As leguminosas fixam parte do N do ar. Quantidade absorvida entre 5,5 e 6,5 anos de idade para uma produção de 50 sacas beneficiadas. 3 Quantidade total contida em um pomar produzindo 2 caixas de 40,8 kg/pé,...
tracking img