Funcionalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Funcionalismo

O funcionalismo é um ramo da antropologia que pretende explicar aspectos da sociedade em termo de funções realizadas ou suas consequências para sociedade como um todo.
Segundo as teses de Talcott Parsons, a sociedade e a respectiva cultura formam um sistema integrado de funções. Ao mesmo tempo em que ocorria o choque da revolução behaviorista, desenrolava-se, nos domínios daciência política, o processo de recepção das idéias de função, estrutura e de sistema, principalmente a partir das teorias gerais da antropologia e da sociologia.
Na sociologia e na antropologia sociocultural, o funcionalismo (também chamado análise funcional) é uma filosofia sociológica que originalmente tentava explicar as instituições sociais como meios coletivos de satisfazer necessidadesbiológicas individuais. Mais tarde se concentrou nas maneiras como as instituições sociais satisfazem necessidades sociais, especialmente a solidariedade social. O funcionalismo é associado com Émile Durkheim e mais recentemente com Talcott Parsons. Visto que a análise funcional estuda as contribuições feitas pelo fenômeno sociocultural para os sistemas socioculturais dos quais fazem parte, muitosfuncionalistas argumentam que instituições sociais são funcionalmente integradas para formar um sistema estável e que uma mudança em uma instituição irá precipitar uma mudança em outras instituições; expressas por Durkheim e outros como uma analogia orgânica. O funcionalismo, nascendo como uma alternativa a explicações históricas, foi uma das primeiras teorias antropológicas do século XX, até sersuperada pela análise estruturo - funcional ou estrutural-funcionalismo.O estrutura-funcionalismo tem a visão de que a sociedade é constituída por partes (por exemplo: polícia, hospitais, escolas e fazendas), cada uma com suas próprias funções e trabalhando em conjunto para promover a estabilidade social. O estrutura-funcionalismo foi a perspectiva dominante de antropologistas culturais esociólogos rurais entre a II Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã. Juntamente com a teoria do conflito e o interacionismo funcionalismo é uma das três principais tradições sociológicas.
Uma função social é, "a contribuição feita por qualquer fenômeno a um sistema maior do que o que o fenômeno faz parte" (Hoult 1969: 139) . Esse uso técnico não é o mesmo da idéia popular de função como um "evento/ocasião" ouuma obrigação, responsabilidade, ou profissão. Uma distinção, primeiramente feita por Robert K. Merton, é feita entre funções evidentes e funções latentes (Marshall 1994: 190-1) e também entre funções com efeitos positivos (funcionais ou positivamente funcionais) e negativos (disfuncionais) (Hoult 1969: 139). "Qualquer enunciado que descreva uma instituição como sendo 'funcional' ou'disfuncional' para os homens pode ser prontamente traduzido sem perda de significado para um que se diz 'recompensadora' ou 'punitiva'." (Homans 1962:33-4).Alternativa funcional (também chamada equivalente funcional ou substituto funcional) indica que, "assim como o mesmo ítem pode ter múltiplas funções, a mesma função também pode ser diversamente representada por ítens alternativos." (Merton 1957: 33-4) Oconceito pode servir como um antídoto para "as suposições injustificadas da indispensabilidade funcional de estruturas sociais particulares." (ibid: 52)Nos anos 60, o funcionalismo era criticado por ser incapaz de se responsabilizar por mudanças sociais ou contradições estruturais e conflito e dessa maneira frequentemente chamada teoria do consenso. No entanto, Durkheim usou uma forma radical desocialismo corporativo juntamente com explicações funcionalistas, o Marxismo reconhece hellison contradições sociais e utiliza explicações funcionais, e a teoria evolucionária de Parsons descreve os sistemas e subsistemas de diferenciação e reintegração desse modo causando menos conflito temporário ante a reintegração (ibid). "O fato da análise funcional poder ser vista por alguns como de natureza...
tracking img