Defesa pessoal bpe 61

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DO RIO GRANDE DO SULSECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICABRIGADA MILITARCOMANDO RODOVIARIO2º BATALHÃO RODOVIARIO DA BRIGADA MILITARCBFPM 2012/2013TRABALHODEDEFESA PESSOALNOMES: Al Sd BIDEL, Al Sd CASAROTTO, Al Sd FABRICIO, Al Sd BRUNO e Al Sd HERTZ.NUMEROS: 01, 02,03,04 e 05
Resumo: Contextualizar a Defesa Pessoal como um conhecimento profissional próprio e indispensável à formação integral equalificada do Policial, abrangendo conteúdos cognitivos, psicomotores e afetivos, inalienáveis ao processo decisório e discricionário no exercício da atividade de polícia de forma técnica. 

CONSIDERAÇÕES INICIAIS 

A atividade policial, como sabemos, é revestida de uma complexidade ímpar, pois trata das mazelas da sociedade - em que um caso nunca é igual a outro - se constituindo num grandeanteparo do Estado para conter as condutas perniciosas, fazer cumprir a Lei e manter a Ordem Pública. Sendo justamente com tal finalidade que a sociedade organizada outorgou ao Estado, através do Instituto Polícia, o monopólio do uso da força. 

Assim, sob o manto do poder de Polícia, servidores públicos exercem em nome do Estado o uso da força necessária e suficiente para se fazer cumprir a Lei.No entanto, não raras vezes, pela desqualificação técnica, fazem ou se tornam vítimas do insucesso de suas ações, acarretando em prejuízo de várias ordens, quer pessoal, quer social. 

Ao ente público, a Instituição Policial, cabe a responsabilidade de capacitar o seu servidor. Este profissional não é uma mera ferramenta de trabalho, portanto tem vontade própria e co-responsabilidade na suapreparação técnica, até porque, responderá diretamente pelos erros advindos domau uso da força que venha a empreender, discricionariamente em sua atividade profissional. 

O treinamento da Defesa Pessoal na Brigada Militar é bastante recente, remontando há aproximadamente duas décadas, período no qual ainda não prosperou uma adequada doutrina da matéria, com conceitos, abrangências e dinâmicas detreinamentos definidos. Em verdade, a evolução experimentada, nada mais fez do que açambarcar sobre esta denominação a prática de várias técnicas de Artes Marciais, em função da origem diversa dos instrutores e tentar acordar um currículo padronizado. 

Este passo constitui um importante e flagrante avanço se comparado à década de 1970 em que o aluno-oficial recebia o treinamento de Judô, Boxe,Caratê e Esgrima, em forma de carga curricular ou, em alguns casos, a título de extraclasse. A conjugação destas habilidades motoras ficava a seu cargo, órfã de qualquer postulação Institucional. Mais ainda, cingida ao aspecto psicomotor, sem qualquer apreciação de valor quanto à mensuração de seu emprego. 

O QUE É DEFESA PESSOAL? 

a. Conceito de Defesa Pessoal 

1º) Conceito Formal– Defesa Pessoal é o conjunto de movimentos de defesa e ataque, abstraídos de um ou mais estilos de Artes Marciais, que objetivam promover a defesa pessoal própria ou de terceiros, conjugando, ao máximo, as potencialidades físicas, cognitivas e emocionais do agente. 

2º) Conceito Sintético – “Defesa Pessoal é agir, reagir ou não agir”. 3º) Conceito Exato: Defesa Pessoal é C.I.S. (Conduta Inteligente deSegurança). 

Este conceito engloba fundamentalmente o aspecto da prevenção, da antecipação e da adoção de providências inibitórias de situações de risco. 

É o conceito mais difícil de ser expresso, até porque, na verdade, encerra uma postura muito ampla de enfocar a conduta individual frente às mais diversas situações. 

Talvez o mais apropriado seja delimitar os dois parâmetros principaisde sua construção: 

- A segurança pessoal é indelegável – podemos empregar pessoas a serviço de nossa segurança (empregados, policiais, parentes, etc.) e/ou utilizarmos meios adequados (armas, alarmes, trancas, etc.), porém o real interesse por nossa integridade física é intransferível, bem como o ônus pela violação desta. Portanto, a primeira providência a ser empreendida deve ser a...
tracking img