Decencia reflexiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DOCÊNCIA REFLEXIVA:

UM CONTEXTO DA ATUALIDADE

Resumo

A sociedade passa por mudanças econômicas, sociais e políticas, havendo uma mudança educacional onde os docentes se tornam reflexivos, capazes de examinar as atitudes de prática docente de forma que possam avaliar e reestruturar os objetivos idealizados, os saberes e os procedimentos adotados para que estejam em constanteaperfeiçoamento.

Tem como objetivo analisar o processo reflexivo docente através de suas práticas pedagógicas. A metodologia usada foi uma pesquisa bibliográfica com observação e a participação nos estágios exigidos pelo curso de pedagogia. Possui como alvo os docentes em formação inicial e continuada.

Os resultados alcançados são a conscientização das mudanças ocorridas na sociedade queadentraram na escola havendo necessidade de adaptação e reflexão no meio educacional.

Palavras-chave: Docente, reflexivo, ação, mudanças.

Introdução

Os docentes reflexivos surgiram das relevantes modificações ocorridas atualmente em nossa sociedade, dentre ela o desenvolvimento tecnológico, econômico, político e social, que levou a uma mudança no contexto educacional. Se fazendomotivador e necessário compreender sobre o novo professor e sua atuação que, com o apoio da escola, também passou por mudanças colaborando no atendimento a esse novo modelo passando a vivenciá-las e a buscar novas metodologias no processo da educação.

O desenvolvimento da pesquisa busca mostrar a sociedade moderna e suas mudanças que refletiram na escola que está se adequando a um novomodelo, mostra o conceito do docente reflexivo, apresenta a necessidade de uma formação contínua e atualizada, fala sobre as práticas reflexivas e seus conceitos, apresentando também o papel da escola que também precisa ser reflexiva para apoiar o trabalho do professor.

Foram feitos estudos bibliográficos dos seguintes autores: Libâneo, Jordano, Izabel Alarcão, Schon, Campos e Moreto parafundamentar as análises da pesquisa.

Possui como objetivos gerais contribuir com o estudo mostrando a necessidade e a importância de ser um docente reflexivo na sociedade contemporânea. Tendo como objetivos específicos mostrar as mudanças do novo sujeito atuante na educação, conceituar o docente reflexivo, apontar a importância do apoio da escola e a necessidade dela ser reflexiva e falar dastransformações das práticas educativas.

Desenvolvimento

A discussão sobre a formação do professor docente surgiu em âmbito internacional entre 1980 a 1990. Tendo com motivos o desenvolvimento da profissionalização do ensino e suas conseqüências para o conhecimento dos professores na busca de mais conhecimentos. No Brasil a busca de novos enfoques e paradigmas se deu a partir de 1990,com a intenção de compreender a prática pedagógica e saberes pedagógicos e epistemológicos relacionados ao conteúdo escolar ensinado e aprendido. Dando início a pesquisas sobre o papel do professor, sua formação acadêmica e a articulação do desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.

Somando as relevantes modificações ocorridas atualmente em nossa sociedade, dentre ela odesenvolvimento tecnológico, econômico, político e social surgiram o docente reflexivos que levou a uma mudança no contexto educacional.

Vivemos em uma sociedade moderna que passa por mudanças tecnológicas, científicas e pela globalização. De acordo com Libâneo (2001) esse avanços incidem diretamente sobre a condição econômica, política e cultural, afetando o papel da escola e o exercícioprofissional da docência.

No conceito de professor teve uma mudança e hoje ele é visto como educador reflexivo que é capaz de auxiliar o aluno na construção de conhecimentos, ele está diante de uma mudança social onde há a necessidade de transformação das ações docentes de acordo com o novo contexto e as novas necessidades. Levando-os a se formarem profissionais conscientes, reflexivos e...
tracking img