Contratualistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO.
Thomas Hobbes, John Locke, Jean Jacques Rousseau e o Contrato Social:
Análise Comparativa.

Capanema, 28 de Junho de 2010.

Thomas Hobbes, John Locke, Jean Jacques Rousseau e o Contrato Social:
Análise Comparativa.

Autor: João Dêniz Santos Sousa – IESSB.
joao.deniz@hotmail.com

RESUMO:
Os contratualistas, como são chamados Thomas Hobbes, John Locke e Jean Jacques Rousseauabordam teorias que tentam explicar os caminhos que levaram a formação dos Estados como caminho para manter a ordem social. Suas teorias sobre o contrato social mostram que as pessoas devem abrir mão de certos direitos e atitudes individualistas para dar lugar a uma instituição ou governo com a finalidade de garantir direitos que a ordem social pode propiciar. Através desse pensamento, o contratosocial seria um acordo entre os indivíduos, buscando um bem coletivo.
Palavras-chaves: Contrato Social; Individualismo; Estado; Poder.

ABSTRACT:
The contratualists, as Thomas Hobbes, John Locke and Jean Jacques Rousseau are called they approach theories that try to explain the roads that took the formation of States as road to maintain the social order. Its theories on the social contractshow that the people should open hand of right rights and individualistic attitudes to give place to an institution or government with the purpose of guaranteeing rights that the social order can propitiate. Through of that thought, the social contract would be an agreement among the individuals, looking for a very collective one.
Word-keys: I hire Social; Individualism; State; Power.O ponto inicial da discussão sobre essas teorias seria a análise da condição humana na ausência de qualquer ordem social. Nessas condições, a vida dos indivíduos estaria limitada apenas por seu poder e por seu pensamento individualista. Desse ponto em comum, Hobbes, Locke e Rousseau tentam explicar, como foi do interesse racional do indivíduo em se desfazer da liberdade que possuía para obteros benefícios da ordem coletiva. Essa tarefa seria atribuída a uma estrutura de governo, que teria o dever de manter a ordem e garantir os direitos e os interesses de todos, tendo com isso a instituição legítima do Estado como o ponto de partida para a estruturação política da sociedade. Esses teóricos do contrato social mencionam um "estado de natureza" original, onde não haveria nenhumaautoridade política até o momento em que os indivíduos entram em acordo com os demais para estabelecer um governo. A forma como esse acordo se consolidava é que determinaria a forma e alcance do governo instituído: absoluto, segundo Hobbes; limitado constitucionalmente, segundo Locke.
Thomas Hobbes, na obra Leviatã, explicou seu ponto de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidadede governos e sociedades. O argumento básico de Hobbes era que, no estado natural, cada indivíduo tem direito a tudo, resultando em uma constante guerra de todos contra todos, pois o homem segundo ele encara seu semelhante como um concorrente que precisa ser dominado, levando a um permanente estado de guerra e de mortes nas sociedades antigas, como ele mesmo coloca: [...] “o homem é o lobo dopróprio homem (homo homini lúpus)” (COTRIM, p.301). Para John Locke o homem em seu “estado de natureza” é mais sociável do que aquele. colocado por Hobbes.
A partir do pensamento destes dois primeiros, vejo que o indivíduo usufrui nas sociedades primitivas de liberdade e direitos considerados naturais, principalmente por Locke, e quando passam para a criação de um Estado, a partir dopacto social, devem continuar gozando dessa liberdade e direitos. Posso pensar então que sem a presença de leis e normas que possam reger a vida social, os homens seriam juízes de sua própria causa, provocando problemas de relação entre eles. Somente a partir da formação do Estado estes teriam seus direitos garantidos, pois o mesmo teria papel de atuar como mediador das relações entre os...
tracking img