Ciencias socias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sócrates e a afirmação da filosofia

A história da Grécia antiga se divide em dois grandes momentos, antes e depois do Sócrates, chamado de período pre-socrático e período socrático.

O que vamos estudar se passa exatamente entre um período e outro, na transição.

Nesse momento, ocorre uma grande revolução no pensando filosófico grego, os deus estão perdendo a centralizado eo poder na compreensão da existência humana. A centralizado do pensando grego nesse momento passa a ser o próprio homem. A filosofia passa de teocentrica para antropocentrica.

O motivo histórico para essa revolução helênica eh que eles ganharam a guerra e conquistaram a Ásia menor, sob a direção de pericles, a consolidação de seu poderio que se traduz de forma majestosa na estruturação dademocracia ateniense (exercida de forma direta).

Sofistas e o poder da retórica

Os porta vozes dessa nova mentalidade grega são os sofistas. O novo discurso filosófico grego aponta para materialidade da vida do homem. Um discurso empírico, pragmático, embebido nos acontecimentos sócias, chamado de retórica.

Os discursos sofistas vão ser repudiados pelos socráticos, como sendo no mínimosuperficiais. Sendo chamados de vendilhões de palavras.

Os sofistas foram os primeiros a defender essa idéia de justiça com base nas leis elaboradas pelos homens, leis essas que casa grupo social devera desenvolver de acordo com seu própria cultura e ambiente geográfico sociopolitico.

Filosofia e a dialética socrática

Para ele a essência do homem e a explicação do problema existencial nao podemser buscadas na materialidade cotidiana, provada que esta de interesses suspeitos e egoístas. A busca pela virtude, o bem maior capaz de resgatar a paz e harmonia entre os homens, passa ser vista como uma luta entra o bem o mal, mas em um plano estritamente espiritual.

O coletivo -bem geral- deve prevalecer sobre o individual. A justiça tem por base o conhecimento - neste sentido o homem sábiofaz justiça, enquanto o ignorante comete injustiça e violência. Ser sábio, portanto eh dedicar-se ao estudo -filosofia - como caminho para o conhecimento e serviço do bem geral e comum. A democracia deve servir o governo, visando ao bem coletivo um governo de sábios aristocratas.

Platão

Transcendência e alma :
A alma em Platão tem duas características ela eh preexistente (existeantes do corpo) e subsistente (existira após o perecimento do corpo). A alma se compõem de três partes: logística, a parte superior, que corresponde a razao; Irascível a parte mediana, que corresponde as paixões; e Apetecível a parte inferior, que corresponde aos vícios.
A luta pelo bem e o mal dentro do próprio espirito. A razão deve conseguir se sobrepor aos vícios e paixões.

O ciclo virtuoso -alma e corpo

No mundo platônico o conhecimento eh infinito e a sabedoria ilimitada. Essa infinitude move inexoravelmente a alma a desencarnação permanente. Logo, a virtude eh em si mesma uma pretensão nunca alcançada dentro de um ciclo virtuoso de aprimoramento e desenvolvimento espiritual.

Ainda que a luta entre o bem e o mal, a procura incessante do predomínio da razão contra as paixões evícios, se verifique no âmago do próprio ser, a possibilidade do crescimento espiritual, aquele que verdadeiramente interessa, se da na transcendência da alma transmudada na materialidade do corpo.

O mito de "ER"

ER eh uma alma que nao bebeu da água do esquecimento, que conta sua trajetória e eh julgada por seus atos enquanto estava encerrada. Julgada, eh punida em um tipo de purgatóriomuito parecido com nossa noção crista de inferno.
Platão nos conto que no mito, que alma, ao desencarnar, esquece completamente toda experiência material e o nível de sabedoria em que possa estar na ultima desencarnação.

A alma materializada no novo ser precisa a cada momento começar do zero na sua busca terrena pelo predomínio da razão sobre as paixões e vícios que concorrem duplamente para a...
tracking img