De que maneira a filosofia pode auxiliar na pesquisa historiográfica?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A filosofia, metódica e sistemática, é feita de raciocínios logicamente qualificados. Ela busca aquele sentido que possa ordenar o caos (desordem e vazio) e transformá-lo em cosmos (ordem eharmonia), fazendo com que representações, significações e compreensões conceituais da realidade fujam do absurdo e expressem a razoabilidade teórica e prática à condução da existência.
A filosofia busca arazão de ser de tudo pela raiz, o significado básico de tudo. O senso comum se contenta com afirmações do tipo que assegura que “manga com leite faz mal”.
O que faz mal é a não alfabetização emfilosofia. Ela submete o saber da vida ao crivo da razão crítica, fazendo-nos ir além do espontaneísmo, que não dá conta de causas e consequencias, e do subjetivismo, que não explica os porquês do nosso diaa dia.
A filosofia portanto aconpanhando a história numa conceção linear ela pode ser dividida em determinados pensamentos:
Filosofia Antiga (século VI a.C ao VI dC), podemos entender o períodoque contempla desde os pré-socráticos (Tale, Anaximandro, Anaxímenes,Heráclito, parmênides, Empédocles, Pitágoras, e outros), passando por Sócrates, Platão, Aristóteles e terminando no períodohelenístico.
Filosofia Patrística (século I ao VII d.C), que trata dos chamados Padres da Igreja. Trouxe a perspectiva de consiliação da religião nascente com o pensamento filosófico grego.
Filosofia Medieval(século VIII ao XIV), apresenta a perspectiva do domínio religioso sobre o filosófico e o surgimento da escolástica, referência ao ensino da filosofia nas escolas.
Filosofia da Renascença (séculoXIVao XVI), traz uma ruptura da política com a ética, para tentar predominar o que ficou conhecido como humanismo, transição entre o medievo e o moderno.
Filosofia Moderna (século XVII ao XVIII), quefortalece a perpectiva antropológa e é responsável por grandes mudanças sócio-econômico-políticas e culturais.
Filosofia da ilustração ou ilisionismo ( meados do século XVIII até o começo do XIX),...
tracking img