David hume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
David Hume
Quem foi?
* Edimburgo, 7 de Maio de 1711 — Edimburgo, 25 de Agosto de 1776).

* Foi um filósofo, historiador e ensaísta escocês que se tornou célebre por seu empirismo radical eseu ceticismo filosófico.

* Considerado um dos mais importantes pensadores do chamado iluminismo escocês e da própria filosofia ocidental. Foi importante no desenvolvimento do pensamentocontemporâneo.

Definição de empirismo:
* Empirismo: corrente filosófica que defende que é a experiência, isto é, o conjunto das sensações ou impressões, que está na origem daquilo a que chamamosconhecimento, ou seja, todo o conhecimento provém dos sentidos; por isso, embora possamos, por combinação de determinadas ideias elaborar ideias de seres que não temos nenhuma impressão, não podemos, noentanto, afirmar a sua existência fora da mente.

* Exemplo: As características da maça são um conjunto de impressões simples, como por exemplo a cor, cheiro e o sabor. Reunindo-se estascaracterísticas obtemos a impressão complexa- Maçã. Com base nisto, qualquer ideia (Primária ou secundária) tem portanto origem numa impressão e deve poder relacionar-se com a impressão correspondente.

* Aideia do cavalo alado: corresponde à ideia de cavalo e de um animal com asas. Resumindo, esta ideia resultou do trabalho da mente e é falsa por não existir nenhuma experiência sensorial desse animal.Divergências:
* Hume opôs-se particularmente a Descartes e às filosofias que consideravam o espírito humano desde um ponto de vista teológico-metafísico.

* Tese de descartes de que aextensão (res extensa) seja uma ideia produzida pela mente, em vez de ser uma impressão proveniente de uma experiência sensorial.

Teorias do Conhecimento

* A obra em que o filosofoapresentou as suas teses foi “Investigação Sobre o Entendimento Humano”.

“Investigação sobre o Entendimento Humano”

* Com vista a refutação da filosofia cartesiana, começa por caracterizar a dúvida...
tracking img