David hume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
David Hume

Nasceu na Escócia em Edimburgo no dia 7 de Maio de 1711 e morreu na mesma cidade em 25 de Agosto de 1776. Viveu o período da Época Moderna, estudou jurisprudência, mas seus interesses estavam voltados para a Filosofia e a Literatura. E mesmo tentando várias vezes lecionar, nunca conseguiu devido a sua difícil relação com o clero.
Permaneceu na França por dois anos, onde elaborousua principal obra, Tratado sobre a Natureza Humana – 1738, e foi reconhecido por vários iluministas como um pensador importante.
Foi amigo de Jean Jacques Rousseau, e participava de discussões com vários intelectuais, entre eles Adam Smith.

Obras
Tratado sobre a Natureza Humana – 1738
Ensaios Morais e Políticos – 1742
Investigações sobre o Entendimento Humano – 1748
Investigações sobreos princípios da moral – 1752
História Natural da Religião – 1857
Diálogos sobre a Religião Natural – 1779
História da Inglaterra - saiu em seis volumes entre 1754 e 1762

Hume como Filosofo
Ele era um filosofo da “Natureza Humana”, onde a mesma para ele é a única ciência do homem, e na época em que viveu era a mais descuidada.
Ele é um empirista e bastante cético em suas obras.
Foi umgrande estudioso da teoria do conhecimento onde para ele existia dois tipos do mesmo. O primeiro era que o conhecimento é obtido pela aplicação do raciocínio, pela construção de relações lógicas, e o conhecimento das matemáticas, da geometria e da própria lógica. E o segundo é que o conhecimento diz respeito a questões de fato, que busca expressar conexões e relações que descrevem (ou explicam)fenômenos concretos.
E todo conhecimento que se refere ao mundo é fundado na percepção.
Ele sempre apresentava suas teses como probabilidade lógicas e não como certezas irrefutáveis.

Teses
Natureza Humana e o seu limite
Ela é mais que razão, sentimento e instinto.
A investigação filosófica germina naturalmente no seu espírito por uma espontaneidade que é também um instinto.

“Estessentimentos, nascem naturalmente na minha disposição presente, e se procurasse bani-los e aplicar-me a outros assuntos ou distrações, sinto que perderia nisso o prazer. Esta é a origem da minha filosofia” – David Hume

Hume pretendeu assim radicar na própria natureza humana o objetivo critico e destrutivo que o iluminismo considerou próprio da razão.
A razão é o único guia possível do homem. Assim,juntamente com a ilustração do caráter puramente empírico ou fatual das conexões causais que se descobrem na natureza.

Impressões e Ideias
Elas são as percepções que dão conhecimento sobre o mundo, e que penetram com mais força e evidencia na consciência humana.
Impressões são todas as sensações e reflexões,como por exemplo paixões e emoções no ato em que vemos ou sentimos, amamos ou odiamos,desejamos ou queremos. E as imagens enfraquecidas destas impressões são as ideias.
Toda ideia deriva da impressão, e ela nunca será lembrada com a mesma intensidade vivida, e não existem ideias ou pensamentos de que se não tenha tido precedentemente a impressão.

“Mas embora nosso pensamento pareça possuir essa liberdade ilimitada, examinando o assunto mais de perto, vemos que, na realidade, elese acha encerrado dentro de limites muito estreitos e que todo poder criador da mente se reduz á simples faculdade de combinar, expor, transpor, aumentar ou diminuir os materiais fornecidos pelos sentidos e pela experiência.” – David Hume

Hábito
É a possobilidade de uma ideia evocar outra ideia semelhante, é o grande guia da vida humana.
Ele nos faz repetir as coisas e ate muda-las semintervir o raciocínio, servindo de principio em todas as analises de Hume.

Conexão entre as Ideias
As ideias que constituem o mundo da nossa experiência apresentam ordem e regularidade. Tais caracteres são devidos aos princípios que associam e unem entre si. Hume reconhece três únicos princípios desta natureza: a Semelhança, que é por exemplo quando olhamos um retrato os nossos pensamentos nos...
tracking img