David hume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O empirismo de David Hume
David Hume (1721-1776) foi o principal filósofo da corrente de pensamento empirista moderna. Propõe que todo conhecimento parte e deriva dos sentidos, opondo-se ao racionalismo cartesiano, que acreditava que o conhecimento derivava da razão. Para Hume, no início do conhecimento, estão as percepções:

podemos, pois, dividir aqui todas as percepções da mente em duasclasses ou tipos, que se distinguiram pelos diferentes graus de força e vivacidade. As menos intensas e vivas são comumente designadas pensamentos ou idéias. O outro tipo carece de nome em nossa língua [...] usaremos, pois, de um pouco de liberdade e chamemo-lhes de impressões. (HUME, 1998, p. 24)

Para Hume, as percepções provocam impressões e estas são mais intensas e presentes (sensações eemoções) e as idéias derivam delas, ou seja, são produzidas a partir das impressões, como se fossem cópias das impressões guardadas na memória. Ressalta-se que as impressões são mais fortes porque são sentidas no momento com todos os seus sentimentos e emoções, sejam elas externas ou internas; já as idéias são mais fracas, pois são guardadas pela memória como imagens ou imaginadas a partir das idéiasque já se tinha (por exemplo: uma pessoa quando passa por uma experiência de afogamento tem no momento toda a intensidade e vivacidade em sua impressão; depois de algum tempo tem em si a memória do ocorrido com uma intensidade menor; além disso, uma terceira pessoa que imagina terá menor sentimento do que a da idéia produzida).

As impressões que se tem são impressões simples e destas derivam asidéias, como por exemplo a impressão de azul e idéia de azul. Mas Hume questiona sobre como é possível se ter idéias complexas (por exemplo: bola azul) e chega à conclusão de que estas são compostas por associação das idéias simples e compostas, sejam elas feitas por semelhança, contiguidade no tempo e no espaço e causa e efeito.

Para mim, parece-me apenas 3 princípios de conexão entres asidéias, a saber: semelhança, contigüidade no espaço e tempo e causa e efeito. (HUME, 1998, p.30)

Por semelhança, Hume acredita que quando se associa uma impressão que se tem no momento com uma idéia já contida na mente, faz-se uma associação vendo a semelhança entre a idéia e a impressão. Por exemplo: “uma pintura leva naturalmente os nossos pensamentos para o original” (Ib.).

Pela contigüidadeno tempo e espaço, ele aponta como uma pessoa pode fazer a associação de uma impressão com alguma idéia de um espaço e tempo diferentes, sendo que podem levar até a idéias diferentes para serem associadas àquela impressão. Seu exemplo é: “a menção de um aposento num edifício introduz uma inquirição ou discurso a respeito de outro” (Ib.).

E por causalidade, ele observa a associação feita dacausa com o seu efeito, sendo perceptíveis os sentimentos que são dados na impressão ou que já se tem como idéia. O exemplo é: “se pensarmos em uma ferida, dificilmente nos abstemos de refletir sobre a dor que se lhe segue” (Ib.).

Mas, para o filósofo escocês, o que mais rege o conhecimento é o costume ou hábito. Para Hume, o hábito é o princípio com base no qual, da simples constatação dacontiguidade e sucessão entre dois fenômenos, se infere também a necessidade da conexão entre os dois fenômenos, considerando-os um como “causa” e um “efeito” (REALE, 2007, p. 137). Isto é, o homem depois de fazer a experiência pode guardar sua idéia e quando realiza uma nova ação semelhante tem a capacidade de associá-la à primeira experiência.

Portanto, o conhecimento para Hume é todo baseado naexperiência, partindo e derivando da mesma. Observa-se na ciência moderna aspectos da proposta empirista. Pode-se ver que o trabalho da ciência gira em torno da busca de experimentos, após tê-los realizado e testada sua eficácia, é estabelecida um teoria. Como por exemplo um remédio X para acabar com uma dor de cabeça, depois de ser experimentado por uma pessoa e tiver eficácia, provavelmente a...
tracking img