Data warehouse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. DATA WAREHOUSE

Entende-se por Data Warehouse, um sistema utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em banco de dados de forma consolidada e geralmente relacional. O desenho da base de dados favorece a emissão de relatórios, a análise de grandes volumes de dados recebidos via sistemas transacionais e a obtenção de informações estratégicas que podemfacilitar a tomada de decisão, separadamente do setor operacional.

Pode ser traduzido como “depósito de dados”. Indico que seja dito na versão original, é mais comum sua utilização. É como um agrupamento inteligente de dados de uma mesma fonte, como: origem, formato, nomes, tipo de negócio, regras, conexões entre outros. ACCORCI, DANIEL

Ante o exposto, podemos afirmarque a função principal do sistema Data Warehouse é o armazenamento desses milhares de dados que podem ser perdidas e esquecidas na empresa. Tendo em vista a necessidade de uma memória mais extensa e mais detalhada, a Data Warehouse foi criada para auxiliar nas decisões que devem ser tomadas no dia a dia da organização, sendo elas de grande importância ou não, assim os “autores” dessas decisões,que normalmente se nomeiam analistas, gerentes ou executivos, têm aonde se basearem e tomarem a melhor posição diante ao assunto discutido, haja vista que tal sistema possibilita a busca de dados antigos ou atuais, a fim de que o administrador possa analisar pareceres anteriores sobre diversos assuntos relacionados há organização, e não cometendo as mesmas falhas novamente.

A construção deum Data Warehouse pode ser um processo muito complexo e exaustivo, pois há vários fatores a serem analisados na concretização do mesmo, haja vista que os dados precisam ser filtrados corretamente para não serem realocados em fontes erradas, e as informações precisam ser minimizadas para não haver perca de espaço com dados inúteis para a tal fonte.

Conforme diz Inmon (1992), as empresasorientam-se diante o Data Warehouse pesquisando quais os assuntos que os interessam neste momento, sejam eles os seus clientes, fornecedores, colaboradores e outros, então para que haja facilidade ao encontrar os assuntos necessários, há uma integralização padronizada de contas, pois as informações que correm na organização são sempre maximizadas, mas não deixando de haver organização paraencontrar apenas o necessário para o específico assunto discutido, outro fato de relevância é que por definição os dados cadastrados na Data Warehouse não são voláteis, os dados estão apenas para leitura, ou seja, não podem ser modificados.

Há várias ferramentas que podem ser usadas para exploração deste método, mas segundo Gelson Petuco, membro da câmera Setorial de Tecnologia do Núcleo de Logísticado RS as mais utilizadas são a Online Analytical Processing ou Processo Analítico em Tempo Real.

A partir deste armazenamento que o Data Warehouse disponibiliza, a organização é capaz de perceber informações de importância extrema, entre eles se destaca dados contábeis e financeiros, comparativos de custos e análise de dados da concorrência, entre outros rotineiros como estoques, pedidos,compras, orçamentos... Por fim, há tantos sistemas disponíveis para os executivos que todos os dados necessários pelos mesmos estão de fácil acesso atualmente, bastam os colaboradores de nível estratégico saberem utilizar de maneira correta este conjunto de sistemas de informação.

2. DATA MINING

Apesar das organizações receberem grandes cargas de informações, as mesmas não conseguem ter totalproveito do benefício que elas trazem então o Data Mining foi criado para solucionar este “problema”, ou seja, a mineração de dados, assim também chamado, tem por função fazer uma varredura classificando os assuntos por padrões estabelecidos inicialmente, assim tendo um bom entendimento da ferramenta, é possível que a ocorra até mesmo a eliminação de ações rotineiras, como a preparação da empresa...
tracking img