Historia do tenis de mesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma História do Inicio do Tênis de Mesa

O Tênis de Mesa e as suas origens remontam ao fim do século XIX. As referências sobre as suas origens são misturas de lenda e realidade. A versão mais popular e preferida por Gerald Gurney e Ron Crayden é a que dizem que tudo começou numa tarde chuvosa do ano de 1870, na sede de um clube de tênis de Inglaterra.
Um grupo de jogadores detênis aborrecidos tinha improvisado uma versão em miniatura do tênis para jogar em casa ou em recintos fechados. Com os elementos disponíveis e existentes na sala do clube, usaram a mesa de jogar o pool com alguns livros a fazer de rede e como raquete utilizaram as tampas das caixas dos charutos, enquanto que as bolas eram as rolhas das garrafas de champanhe cortadas o mais esférico possível (tambémse diz que numa versão alternativa foram soldados ingleses a prestar serviço na índia que estando aborrecidos, improvisarão este novo jogo).
Os mais entusiastas deste novo desporto são praticamente todos jogadores de tênis. Assim é que tenistas como Ritchie y Eames, foram os primeiros secretários de clubes de tênis de mesa e começarão a documentar e a dar os primeiros passos organizadosneste desporto.
Em 1901 em Inglaterra os torneios de Ping-Pong tinham sempre um grande numero de participantes mais de 300 jogadores, já nessa altura os prémios chegavam a até 25 libras para os vencedores.
Foi no ano de 1901 que foi fundada a Associação Inglesa de Ping-Pong com 39 clubes filiados de todo o país e mais de 500 jogadores.
Nesta nova etapa deste desporto o serviçoera feito como no tênis ao outro lado da mesa. A altura da rede estava entre os 17 e os 17,5 centímetros.
A modalidade de pares era conhecida como “Jogo a quatro mãos”.
Na informação da época diz-se que a fabrica Brantham de Essex produziam uns 2,5 milhões de bolas por semana e que se vendiam em todo o mundo.
É nesta época que aparece a primeira raquete coberta com cortiça e compicos que foi patenteada por Frank Bryan com a marca comercial “Atropos” e foi aceite universalmente. A idéia original foi atribuída a Goode, que usou placas de borracha que os farmacêuticos da época usavam em cima do balcão para por o troco dos clientes, esta invenção logo lhe deu uma grande vantagem no jogo que desenvolvia sobre os seus adversários como se demonstrou com as vitorias queconseguiu na época.
Também aparecerão as raquetes de alumínio muito rápidas mas muito caras e não tiveram êxito. Ayres e Bussey introduzirão algumas raquetes encordoadas como se fossem pequenas raquetes de tênis, mas estas não tinham muito controle da bola na altura do impacto e depões até foram proibidas de se usar nos torneios (provavelmente porque não faziam ruído ao golpear a bola).
Asprimeiras bolas eram duas metades que logo se união, o que produziam um ressalto inconsistente e eram muito irregulares. Mas Iaques começou a fabricar uma versão em que a união na bola não se notava, e também aproveitou para aperfeiçoar e manter, tamanho e forma.
Com o passar do tempo as bolas foram sendo fabricadas cada vez mais duras e maiores o que facilitava o jogo rápido.
Em1926 é fundada a Associação Inglesa de Tênis de Mesa substituindo a de Ping-Pong, e são criados novos regulamentos e estatutos. Ivor Montagu foi o primeiro presidente e Hill Pope o primeiro secretario.
Durante um torneio internacional em Berlim organizado pelo Dr. Lehmann, com a participação de jogadores Alemães, Austríacos, Húngaros e Ingleses, é formada uma Federação Internacionalprovisória e se estabelecem regras e o compromisso de se organizar o primeiro campeonato e congresso mundial em Londres.
O I Campeonato e o Congresso Mundial de Tênis de Mesa é realizado prontamente, no mesmo ano de 1926, em Londres, esta organização teve um déficit para os Ingleses de 300 libras esterlinas. No Congresso Mundial foi criada formalmente a Federação Internacional de Tênis de...
tracking img