Dante alighieri

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dante Alighieri

Dante Alighieri foi um escritor, politico , e um dos grandes poetas mundialmente conhecidos. Ele nasceu em Florença (Itália), no ano de 1265, e faleceu em Ravena (Itália), no anode 1321. Ele é considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana,
Este grande artista estudou em sua cidade natal, e, neste mesmo local, iniciou-se na literatura de Virgílio, Estácio e Ovídio. Nasceu numa importante família florentina comprometida politicamente com o partido dos Guelfos, uma aliança política envolvida em lutas com outra facção de florentinos: os Gibelinos.

Quandoadolescentes, Dante cultivou um grande amor por Beatriz Portinari, que serviu de inspiração para a criação de sua obra mais importante. Apesar de seu grande amor ter morrido bastante jovem, o poeta a fezpermanecer viva em sua memória.   
Com a idade de doze anos, em 1277, sua família impôs o casamento com Gemma, filha de Messe Donati, pratica comum na época, tanto no arranjo quanto na idade.
Pouco sesabe sobre a educação de Dante, presumindo-se que tivesse estudado em casa, de forma autodidata. Sabe-se que estudou a poesia toscana. A poesia toscana centrava-se na "Escola poetica siciliana", umgrupo cultural da Sicília que se dava a conhecer, na altura na Toscânia. 

Em 1289, Dante combateu ao lado dos cavaleiros florentinos, na batalha de Campaldino, em 11 de junho. Em 1294, estava com ossoldados que escoltavam Carlos de Anjou quando este estava em Florença.
Foi, também, médico e farmacêutico; não pretendia exercer essas profissões mas, segundo uma lei de 1295, todo nobre quepretendesse tomar um cargo público devia pertencer a uma das Guildas.
No fim da sua vida, Dante sofreu de uma doença que tinha as mesmas características da malária, por isso que os pesquisadores defendem apossibilidade de que ele teria morrido desta doença, no dia 14 de setembro de 1321, na cidade de Ravena, na Itália.

Principais obras:

A Divina Comédia: descreve uma viagem de Dante através...
tracking img