Dante Alighieri - Vida e obra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Dante Alighieri, além de ter sido poeta, também foi durante sua vida escritor e teve ativa participação na política em seu país. Nasceu no ano de 1265 na cidade de Florença na região de Toscana,falecendo na cidade de Ravena na região de Emília-Romanha, sendo ambas localizadas na Itália.
Dante viveu no princípio em sua terra natal, contudo, por causas injustas, acabou por ser banido do lugaronde vivera em sua mocidade. Colaborou ativamente na política do seu tempo, sendo defensor da unidade italiana, particularmente nos acontecimentos do município de Florença, pelo qual lutou para queobtivesse a própria autonomia. Nasceu em uma família de origem nobre e uma das mais importantes famílias florentina, compromissada politicamente com o partido dos guelfos, envolvido em diversas lutas comoutra vertente política, os gibelinos (foram os partidários do Sacro Império Romano-Germânico).
Em sua fase adulta, com a atuação ativa na política de sua cidade natal, Dante passou com o tempo,durante os anos finais do século XIII, a ser reconhecido como membro do Conselho e prior (Cargo público recebido pela Comuna) de Florença. Recebeu sua educação sob o consentimento de ordens religiosas(dominicanos e franciscanos), uma formação puramente escolástica, tornando-se o representante intelectual e literato que soube conhecer e partir através de argumentações filosóficas, canonísticas,legistas e teológicas, sabendo associar estas, unificando-as de modo independente e eficaz.
Diante dos conflitos políticos, o poeta não cedeu às intercessões do papa Bonifácio VIII sobre as negociaçõesinternas de Florença. Assomando a isto, ao fim do século XIII, o partido guelfo foi dividido em duas facções: os Guelfos Brancos (partido do qual Dante participava, formado pelos moderados querepudiaram tanto a tirania de Bonifácio VIII, quanto à autocracia do imperador) e os Guelfos Negros (radicais que apoiaram a opressão do papa contra o imperador).
Em 1302 a cidade de Florença sofreu...
tracking img