Dante Alighieri

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Dante Alighieri, o poeta que definiu e estruturou o idioma italiano moderno, teve grande amor por sua terra natal, mas foi exilado. O poeta que entrou para historia, sem preferências definidas lutou por exércitos opostos porem com o mesmo objetivo. Teve um amor platônico que nunca pode declarar. iremos relata a vida e a obra de um poeta que marcou seu tempo, e considerados pormuitos a maior influencia de poetas consagrados. Dante não tardou em verificar a divergência que havia em sua época entre a teoria e a prática, se colocando entre os precursores da concepção materialista da história.





















Dante Alighieri (Florença, 1º de junho de 1265 — Ravena, 13 ou 14 de setembro de 1321) foi um escritor, poeta e político italiano. É consideradoo primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como il sommo poeta ("o sumo poeta"). E tal é a sua grandeza que a literatura ocidental está impregnada de sua poderosa influência, Sendo extraordinário o verdadeiro culto que lhe dedica à consciência literária ocidental. Foi muito mais do que literato: numa época onde apenas os escritos em latim eram valorizados, redigiu um poema, deviés épico e teológico, La Divina Comédia (A Divina Comédia), o grande poema de Dante, que é uma das obras-primas da literatura universal e um dos pontos mais altos atingidos pelo espírito humano. A Comédia se tornou a base da língua italiana moderna e culmina a afirmação do modo medieval de entender o mundo.
Nasceu em Florença, onde viveu a primeira parte da sua vida até ser injustamente exilado. O exíliofoi ainda maior do que uma simples separação física de sua terra natal: foi abandonado por seus parentes. Apesar dessa condição, seu amor incondicional e capacidade visionária o transformaram no mais importante pensador de sua época. Não há registro oficial da data de nascimento de Dante. Ele informa ter nascido sob o signo de Gêmeos, entre fim de maio e meados de junho. A referência maisconfiável é a data de 25 de maio de 1265. Dante, na verdade, é uma abreviação de seu real nome, Durante.Nasceu numa importante família florentina (cujo apelido era, na realidade, Alaghieri) comprometida politicamente com o partido dos guelfos, uma aliança política envolvida em lutas com outra facção de florentinos: os gibelinos .O seu pai, Alighiero di Bellincione, foi um "guelfo branco'. Não sofreu,porém, qualquer represália após a vitória do partido gibelino na Batalha da Montaperti. Essa consideração por parte dos próprios inimigos denota, com alguma segurança, o prestígio da família. A mãe de Dante chamava-se Bella degli Abati. Morreu quando Dante contava apenas com cinco ou seis anos de idade. Alighiero rapidamente se casou com Lapa di Chiarissimo Cialuffi. Dela nasceram os irmãos de Dante,Francesco, e Tana (Gaetana), sua irmã. Com a idade de doze anos, em 1277, sua família impôs o casamento com Gemma,.Dante teve vários filhos de Gemma. Jacopo, Pietro e Antonia.
Pouco se sabe sobre a educação de Dante, presumindo-se que tivesse estudado em casa, de forma autodidata. É importante referir que durante estes séculos escuros (em italiano "Secoli Bui", expressão usada por alguns parareferir-se à Idade Média, designando-a como "Idade das trevas" - noção que hoje em dia é rebatida por muitos historiadores que demonstram que essa época foi muito mais rica culturalmente do que aquilo que a tradição pretende demonstrar). Aos dezoito anos, com Guido Cavalcanti, Lapo Gianni, Cino da Pistoia e, pouco depois, Brunetto Latini, Dante lança o Dolce Stil Nuovo. Na Divina Comédia (Inferno, XV,82), faz-se uma referência especial a Brunetto Latini, onde se diz que terá instruído Dante. Tanto na Divina Comédia como na Vita Nuova depreende-se que Dante se terá interessado por outros meios de expressão como a pintura e a música. Ainda jovem (18 anos), conheceu Beatrice Portinari, a filha de Folco dei Portinari, ainda que, crendo no próprio Dante, a tenha fixado na memória quando a...
tracking img