Daniele

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório I

Sylvio Capanema de Souza citou durante sua palestra sobre, um novo direito para um novo tempo, varias modificações feitas no direito público e direito privado , a proximidade entreeles, o direito constitucional junto com civil e as novas mudanças , como a implementação do direito da família no direito constitucional.
Capanema também citou os contratos, que no decorrer do tempopassaram a produzir efeito social; quanto a criação dos juizados especiais Capanema afirma que a criação desses juizados veio para agilizar os processos de pequenas causas com a antecipação detutela, ele também citou a transformação da boa fé subjetiva em boa fé objetiva (art.422), que agora ela está contida no artigo 422, sendo agora uma regra objetiva, que a boa fé passa a ser uma clausulaimplícita no contrato.
Capanema citou outra espécie de boa fé, como a boa fé hermenêutica (art.113) para interpretação do contrato.
E por ultimo Capanema falou sobre as novas figuras no direito como ateoria dos atos contraditórios.

Relatório II

Outra palestra bastante interessante tratava do Novo Sistema de Divórcio no Brasil e as novas famílias, ministrada por Rodrigo da Cunha Pereira, eletratou de assuntos como: Direito às Famílias; Novo Paradigma no Direito de Família; Divórcio e Partilha mais fáceis; Novas configurações familiares; a Decisão da Separação; Desamparo da Separação;Fim do Casamento.
Rodrigo Cunha defende uma nova concepção de família, um pouco desvinculada daquela noção tradicional de pai, mãe e filho. Segundo ele a família tem que ter afeto, carinho e amor,seja formada por um casal heterossexual, seja por um casal homossexual, ou composta de qualquer outra forma. O conceito e estruturação de família vem mudando de uns tempos para cá.
No tocante a novalei do divórcio (antes precisava do requisito temporal para o pedido de divórcio e atualmente não mais), Dr. Rodrigo sustenta que esta lei veio para facilitar a vida dos casais e derruba a idéia de...
tracking img