Crime e castigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Dostoiévski e Crime e Castigo

As fontes de Crime e Castigo remontam à época que Dostoiévski esteve preso na Sibéria. Ele escreveu Crime e Castigo quinze anos após seu exílio. A prisão foi osubstrato e o estímulo para a produção do livro. No exílio, Dostoiévski lia bastante a Bíblia e os ensinamentos do presídio marcaram-no por toda sua vida. Foi naquele local embrutecedor, entre ladrões eassassinos, que ele afirma ter encontrado homens de caráter profundo e inspiração para alguns de seus escritos posteriores. A história de Crime e Castigo gira em torno do assassinato que o personagemprincipal, Raskólnikov, comete contra uma velha agiota e sua irmã, Lisavieta. A causa do crime, a princípio, se justifica pelo fato do assassino roubar e matar por necessidades financeiras, devido àmiséria na qual vivia. Porém, no decorrer da narração, percebemos que o motivo é mais complexo. Raskólnikov rouba e mata a velha por puro desejo de se tornar um homem extraordinário. Para ele, serextraordinário significava ter o direito de transgredir a lei moral e não sentir culpa, ou acreditar no direito moral de matar, ou seja, a capacidade de estar acima do bem e do mal:

Um indivíduo devirtù [extraordinário] percebe, por exemplo, que a moral nada mais é do que hábitos estabelecidos ao longo do tempo, não há nenhuma razão, nenhuma legitimidade para ela. Ele não incorre no erro de acharque a moral, de fato, seja algo legítimo, ancorado no sentido transcendente.

Raskólnikov assim descreve o que é ser extraordinário:

[A categoria dos indivíduos extraordinários] é composta poraqueles que infringem as leis. Os crimes destes são, naturalmente, relativos (...) e se necessitarem, para bem da sua idéia, de saltar ainda que seja por cima de um cadáver, por cima do sangue, entãoeles, no seu íntimo, na sua consciência, podem, em minha opinião, conceder a si próprios a autorização para saltarem por cima do sangue, atendendo unicamente à ideia e ao seu conteúdo3.

Raskólnikov...
tracking img