A relevancia da informatica para a contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A RELEVANCIA DA INFORMATICA PARA A CONTABILIDADE

Isler Silveira Leite
Contador, Professor da UFMT
RESUMO

O artigo busca demonstrar a relevância da Informática para a contabilidade, evidenciando a historia e origem da Contabilidade, mostrando os aspectosrelevantes dessa caminhada até nossos dias. São enumerados, também, os aspectos importantes relacionados com a Informática desde os primórdios do seu surgimento, sua contribuição que veio cooperar para a elevação Contabilidade aos patamares da atualidade. Os aspectos relevantes acrescidos para o empresário na condução da sua gestão empresarial. Ao final da investigação diante dos aspectos relevantesapontados constata-se a relevância da Informática não só para a Contabilidade, suas perspectivas para o futuro, mas, também, para as mais diversas áreas da economia de um modo em geral.

Palavras-Chaves: Contabilidade; Informática; Perspectivas;

1 - INTRODUÇAO
Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o Patrimonio das entidades; seus fenômenos, variações, tanto no aspectoquantitativo quanto qualitativo, realizam os registros dos fatos e atos de natureza economico-financeira que afetam este mesmo patrimônio e estuda suas consequências na dinâmica financeira . E assim prover seus usuários com informações de naturezas econômicas, financeiras e de produtividade com relação à empresa objeto de contabilização.  
O principal objetivo da contabilidade é divulgar informaçõesde grande relevância e influência nas atividades operacionais da empresa, e fornecer periodicamente a posição patrimonial e financeira e os resultados das operações ocorridas na empresa, permitindo aos usuários a avaliação da empresa e diretrizes para tendências futuras.
Neste sentido, o uso das informações contábeis tornou-se indispensável no processo de tomada de decisões devidoprincipalmente à alta competitividade do mercado.
A função da contabilidade vai além de registrar fatos e atender as exigências legais e fiscais, atuando como fonte de informações para o gerenciamento e suporte de toda a organização.   Por isso a relação do processo de escrituração contábil e a informática que se constitui uma relação de muitos anos têm trazido para os profissionais de contabilidadeum aprendizado e mudanças no processo de elaboração dos trabalhos.
Por outro lado, num país onde há constantes mudanças na Legislação e nos Regulamentos, no que dizem respeito aos tributos, as empresas necessitam de ferramentas, que possam lhe prestar informações precisas e corretas.
É neste sentido que o uso da informática nas empresas de serviços contábeis ou prestadores deserviços, tornou-se fundamental para a sobrevivência da atividade empresarial, e fator relevante para melhorias nos processos operacionais e para o crescimento da prestação dos serviços contábeis.
Ocorre que, com o surgimento da informática possibilitou um novo processo de escrituração automático, que veio substituir o processo mecânico. As melhorias de forma de fazer a contabilidadesuperaram-se os obstáculos, com a utilização da tecnologia da computação, o que veio proporcionar substancialmente grandes benefícios não só para os profissionais da contabilidade, mas, também para todas as áreas do conhecimento.
Nos dias atuais, os computadores estão presentes praticamente em todas as atividades econômicas e, acredita-se que sem a informática seria impossível ter uma organizaçãocompetitiva, com capacidade de tomada de decisões rapidamente e acertadamente, pelos seus gestores.
Dado a relevância do assunto o objetivo principal justifica-se a sua escolha por ser um tema atual e relevante e, ainda pela sua importância no contexto socioeconômico. Estes questionamentos acabaram por motivar a proposição deste estudo. Considerando estes aspectos, entendeu-se que esta...
tracking img