Daens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Daens se passa no final do século XIX, em Aaslst, Bélgica. Ele aborda uma época, em que não havia leis que garantissem os direitos trabalhistas e o papel da Igreja com sua doutrina social“Rerum Novarum” era muito importante para a sociedade. Essa doutrina social reforça o direito a propriedade e a harmonia entre classes sociais. Em outras palavras, ela condena a solução socialista.
EmAaslst os trabalhadores eram escravizados, principalmente as mulheres e crianças que, eram mão-de-obra barata, sob o pretexto de não possuírem força físicas suficientes. Assim as mulheres formavammais da metade da classe trabalhadora. E com condições insalubres de trabalhos e carga horária de trabalho de até 16 horas por dia acidentes de trabalhos, muitas vezes fatais, ocorriam rotineiramente.Mesmo trabalhando muito, as pessoas eram mal pagas. Homens eram demitidos, por serem uma mão-de-obra mais cara. Assim as pessoas eram lançadas a miséria, e muitas acabavam se entregando ao álcool,ou morrendo de fome e frio.Porém a historia começa a mudar com a chegada do padre Daens, que sensibilizado com a miséria da população ele tenta mudar a consciência que imperava entre a classeoprimida da sociedade.
O padre Daens, um homem visto pela Igreja como caprichoso e intransigente, decide se mudar para Aalst. Ao chegar na cidade, o padre tem seu primeiro contato com um socialista, queo entrega um jornal, apresentando as ideias socialistas. Em seguida, o padre se depara com uma menina morta, e descobre que ela morreu de frio. Ao procurar seus pais, para informa-los e para queprovidencie um enterro, o padre leva um choque maior. Ao perceber que os pais não dão à mínima, e que a garota sofria abusos sexuais.
Após o ocorrido, o padre toma a iniciativa de publicar um artigo nojornal do seu irmão, relatando a morte de crianças e exigindo que algo seja feito. O governo se irrita com o artigo. Porém, o padre não se intimida, e continua publicando. Com isso, ele vai se...
tracking img