Daens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Identifique os principais personagens do filme Daens e a postura ideológica de cada um deles.
Padre Daens: Sensibilizado com as condições de miséria da população, o padre tenta mudar a consciência que imperava entre o proletariado. Foi com a ajuda do padre, que a população aos poucos começou a perceber que a luta do movimento operário não deveria ser dirigida á maquina, mais contra o sistemade injustiças criado pelo capitalismo industrial.

A Igreja por temer o desprestígio do povo e, consequentemente a entrada do Socialismo que diminuiria o seu grande poder, tendo como aliado principal os industriais e a burguesia em geral, deixava que o Padre DAENS travasse uma luta solitária sem qualquer apoio.

Liberais: Se preocupavam com condições de trabalho dos proletários

2)Analiseas lutas em torno do sufrágio universal.
As lutas pelo sufrágio universal (direito de voto) tem dois lados opostos, como uma moeda; de um lado estão os burgueses e a igreja, apoiada por eles, que não querem o sufrágio universal, pois seria uma ameaça à sua hegemonia (dominação).
O proletariado, por outro lado, quer o direito de votar, para que pudesse de alguma forma lutar por seus direitos ereduzir os poderes quase ilimitados dos burgueses sobre eles (os funcionários).
OBS: lembrar do padre passando de casa em casa e da comida dada aos funcionários(salsichas gigantes).

3)Analise o papel da imprensa no filme. Apresente três fatores relevantes relacionados a esse papel.

O filme mostra a existência de dois jornais distintos: “O Operário”, jornal dos bons católicos, sendo maisvoltado a defesa do Socialismo e, portanto, do Proletariado; e“Avante”, mais voltado aos interesses da burguesia. O papel da imprensa no filme é difundir ideias de justiça/equidade.
1: Quando a menina morre e Daens lança jornais que reivindicam justiça.
2: Os jornais imprimiam suas notícias em Frances, para que a população proletária, quefalava flamengo, não pudesse lê-lo.
3: Influência dojornalzinho socialista da cidade.

4)Quais posturas ideológicas podem ser observadas a parir do filme? Identifique as,tendo em vista as contraposições entre as mesmas.

Podem ser observadas duas posturas ideológicas no filme: a primeira dos
burgueses e da Igreja, que não defendem os direitos do proletariado, ao contrário, permite e apoia sua exploração desmedida para a maximização dos lucros.
Asegunda é defendida por Daens , seu irmão e pelo proletariado, que buscam
melhores condições de vida e trabalho para os trabalhadores e seus filhos.

5)Identifique a partir das situações apresentadas no filme, a família burguesa e afamilia operária. Analise as condições existentes entre essas famílias.
A família burguesa tem excelentes condições de vida, mãe e pai não trabalham e o filho tem acessoà educação de qualidade ( com o próprio Daens). Já na família proletária não há acesso à educação, todos os filhos tem que trabalhar e as condições de vida são péssimas.
A divisão entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção é bem nítida no filme. Os trabalhadores eram escravizados, principalmente mulheres e crianças que, mesmo cumprindo uma carga horária trabalhada de até 14,16 horas por dia, tinham seus salários reduzidos com o pretexto de não possuírem força física suficiente. A mortandade acontecia em grande escala. A mecanização desqualificava o trabalho, o que tendia a reduzir o salário. Surgem as classes sociais burguesia (proprietários dos meios de produção), e proletariado (força de trabalho).
6) Apresente as estratégias utilizadas pela classe dominante para amanutenção de sua dominação.
Evitar o sufrágio universal (direito ao voto); tentar evitar a visita dos fiscais às fábricas e,quando esta ocorre, esconde as crianças e ameaça os funcionários que tentassem se manifestar; calar Daens utilizando o poder da igreja.

7)Quais conclusões podem ser extraídas do filme no que diz respeito à produção dos direitos políticos e sociais?
As conclusões que...
tracking img