Daens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Referência: Filme Daens, Um grito de Justiça. Autores (roteiristas): Louis Paul Boon e François Chevallier. Dirigido por Stijn Coninx, 1993.

O filme se passa em Aalst, na Bélgica, noséculo XIX. Quando acontecem as primeiras rebeliões trabalhistas por melhorias no processo de trabalho. Nessa época a classe operária não dispunha de leis ou benefícios, que os auxiliasse. Eram exploradosdesumanamente pelos burgueses, que só queriam retirar deles toda força de trabalho possível, sem se importar com sua qualidade de vida, ou mesmo sua saúde.
O filme mostra as péssimascondições de trabalho dentro da industria, e a miséria vivida pelos operários. Empregavam crianças e mulheres, com a intenção de pagar salários bem inferiores aos dos homens,as mulheres continuavam trabalhandoaté o nono mês de gravidez, e os trabalhadores eram submetidos a cargas horárias exauríveis.
Era normal acidentes de trabalho, principalmente envolvendo crianças. Eram constantementeameaçados de serem dispensados do trabalho,pois possuíam menos valor do que as máquinas que operavam. Constantemente pagavam multas absurdas e injustas que eram descontadas de seus salários, já pequenos.Pelo fato de na Bélgica, predominarem dois idiomas, no norte falam holandês e no sul francês. Dificultava ainda mais o processo de unificação desses trabalhadores. Já que não havia umaúnica língua que todos entendessem.
Quando o padre Daens chega a cidade,esse que já havia arrumado problemas com muita gente durante seus nove anos de ministério, procura tranformar a conciênciados trabalhadores locais que estavam totalmente sujeitos aos desmandos da burguesia. A começar pelo Jornal católico que usou para alertar os operários da real situação,ofendendo assim os interessesda classe dominante. Essa que estava sempre arrumando meios de lucrar mais e mais em cima do proletariado, diminuindo os salários e se justificando coms argumentos do tipo: eles gastavam parte...
tracking img