Daens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Daens um grito de justiça, é um filme que se passa no final do século XIX, conta a história do padre belga Adolf Daens, que naquela época era o pioneiro na luta pelos direitos dos trabalhadores emseu país.
A historia do filme se passa na pequena cidade de Aalst, na Bélgica, onde se iniciam as primeiras reivindicações por trabalhadores da indústria, de melhores condições de trabalho. Era umperíodo de Industrialização Européia com a consolidação do sistema capitalista de produção, tendo como setor predominante às indústrias têxteis que empregavam a maior parte da mão de obra nesteperíodo industrial, caracterizado por mulheres e crianças, devido à ausência de leis reguladoras do trabalho.
A situação se agrava com a recessão, o que só faz aumentar o número de pessoas desempregadas.Porém a historia começar a mudar quando o Padre Daens assume a igreja na cidade de Aalst, onde os trabalhadores de uma indústria têxtil vivem em estado de miséria absoluta. Seu coração balançaperigosamente entre o oficio da fé e a conscientização política dos oprimidos, quando ainda não havia leis/garantias – mesmo porque não havia verdadeiros representantes do povo no parlamento, quegarantissem direitos dos trabalhadores, visto que a situação de julgo e exploração imposta pela classe dominante, não deixa a salvo nem mesmo as crianças. Daens utiliza o jornal católico, para incitar o povoa lutar por seus direitos, contra as injustiças que estavam sendo submetidos e as péssimas condições de vida.
O filme é uma crítica as condições de miséria da população. Para defender e representaro povo o novo Padre se candidata a deputado, e instrui a população, que de sua maioria são analfabetos, a usar o voto para que as condições trabalhistas, e seus direitos sejam compridos. Nesseperíodo, se inicia a passagem do Estado Liberal para o Estado Social. Segundo a teoria marxista, é quando se instaura a divisão de classes e suas desigualdades sociais, o confronto entre duas classes...
tracking img