Custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE CUSTOS
















Trabalho apresentado como exigência (valendo pontos para disciplina de Gestão de Custos, AV3 Final) do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial, da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)




Orientador: Coordenador Sr.Luis Carlos Perrupato





São Paulo - 2012O Impacto na Gestão de Custos nas Decisões e Estratégias de Marketing





A gestão de marketing é fundamental nas organizações por relacionar-se diretamente com a geração de receitas. Todavia, os gestores pouco têm compreendido o impacto dessa gestão na lucratividade devido à dificuldade de mensuração desse efeito nos resultados.

A gestão estratégica de mercado é fundamentada noprincípio de que o ciclo de planejamento é inadequado para lidar com a alta taxa de mudança que pode ocorrer no ambiente de atuação da empresa. Para lidar com as ameaças e oportunidades que surgem rapidamente neste cenário, as decisões estratégicas precisam ser antecipadas e tomadas fora do ciclo de planejamento (AAKER, 1992, p. 11-12). Partindo do exame das necessidades dos indivíduos e dasorganizações, a função do marketing estratégico é seguir a evolução do mercado de referência e identificar os diferentes produtos-mercados (produtos cuja atratividade é necessário avaliar) e segmentos atuais ou potenciais, na base da análise da diversidade de necessidades a satisfazer (LAMBIN, 2000, p. 9).


Os gerentes têm dado maior atenção ao impacto financeiro das estratégias de marketing. Estaprática, embora desafiadora para as empresas, é condizente com a orientação para marketing. A capacidade da empresa de atender as necessidades e os desejos dos clientes deve gerar resultados para a organização. O retorno do investimento pode garantir a continuidade dos fluxos de receitas e lucro, além de estabelecer o limite até onde à organização pode ir para atender o consumidor (URDAN; URDAN, 2006p. 16)


A função do marketing estratégico é nortear a empresa para as oportunidades existentes ou criar oportunidades atrativas adequadas aos seus recursos, oferecendo um potencial de crescimento e rentabilidade. A dimensão temporal situa-se no médio e longo prazo e o seu objetivo específico é definir metas, elaborar uma estratégia de desenvolvimento e cuidar a manutenção de uma estruturaequilibrada da carteira de produtos (LAMBIN, 2000, p. 10).


Marketing é um sistema total de atividades de negócios idealizado para o planejamento, estabelecimento de preço, comunicação e distribuição de produtos que satisfarão as vontades dos mercados-alvo, de modo a realizar os objetivos da empresa.



Noção de estratégia

A estratégia duma empresa consiste naplanificação dos meios a que esta deve recorrer para alcançar os objetivos que definiu. Trata-se dum plano através do qual as empresas estudam a melhor forma para alcançar os seus objetivos e que pressupõe a definição de quais os recursos mais valorizados e que deve ser utilizados para esse efeito, tendo por isso subjacente um conjunto de fatores como a natureza e relevância dos objetivos, a culturada empresa, o risco percebido na envolvente, a inovação que é constante e as áreas nas quais intervêm.

[pic]

Uma das componentes estratégicas reside na própria cultura da empresa que valoriza uma diferenciação que assenta no valor dos seus colaboradores e no seu "empowerment", e na sua atitude no mercado, que se caracteriza por uma dedicação contínua aos seus clientes, com osquais forma uma parceria verdadeira e duradoura.

A formulação e implementação de estratégias empresariais são um processo de gestão visando à tomada de decisão a médio e a longo prazos evolvendo decisões relativa à definição de negócios, objetivos de desenvolvimento e, muito em especial a fatores chaves de sucesso.

A vantagem competitiva pode ser criada de três maneiras:

• através de...
tracking img