Custo de oportunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Toda a conjuntura econômica mundial tende a mudar em face da ascensão econômica chinesa. Um grande mercado interno, moeda desvalorizada, investimento alto na capacidade produtiva e até mesmo uma posição geográfica favorável, são alguns fatores que justificam a ascensão chinesa. Acredito que a teoria da concorrência sempre traz benefícios para o mercado em linhas gerais. Acho interessanteenxergarmos os EUA terem uma outra potência econômica grande o suficiente para fazer frente em posições políticas e econômicas antigas que desfavorecem os países emergentes. Em virtude da grande exposição americana com seus títulos junto a China podemos imaginar um cenário interessante no momento em que os EUA necessitarem exercer uma força protecionista junto ao seu mercado.

O crescimentocontinental, seja ele por inércia ou por aproveitamento efetivo do crescimento da china, é outra conseqüência dessa ascensão chinesa nos últimos anos.

O impacto mundial já é bem grande em função do crescimento chinês, uma vez que mesmo não sendo um País desenvolvido ainda, a China já é a segunda maior economia do mundo, portanto, se tu quiseres prosperar como País, necessariamente tu precisarásnegociar com a China e seus parceiros asiáticos.

Os manufaturados chineses tomam conta cada vez mais dos mercados mundiais, a representação dos BRICs cresce potencialmente nas influencias negociais no mundo, encabeçado pela China. Os países integrantes ganham respeito e influencia política e econômica frente aos órgãos internacionais e países desenvolvidos.

Isto posto, podemos enxergar e projetaras influencias atuais, que já são muitas, catalisadas cada vez mais com o crescimento exponencial do Estado chinês. A liderança mundial econômica parece um destino certo para os chineses e as boas práticas são copiadas e aprimoradas, seguindo a própria cartilha chinesa de copiar para produzir, produzir para competir e competir para conquistar.



2- Os EUA serão, ainda, o destino econômicode muitas exportações. Seguirá sendo parceiro econômico necessário para o desenvolvimento e continuidade dos mercados internacionais. Perderá mercado em face do crescimento chinês inevitavelmente, e para atenuar isso deve procurar países com bom potencial de crescimento econômico, com grandes mercados internos para escoarem suas produções, como Brasil e índia. O protecionismo americano devecresce no decorrer do tempo, numa tentativa de preservar seu mercado interno e favorecer sua economia doméstica. Leva-se em conta que os americanos passaram muitos anos bastante a frente dos demais países e aproveitaram esse tempo para cultivar forte influencia no principais órgãos que gerenciam os mercados e suas negociações, banco mundial, OMC, FMI etc. Sua força política, em função disso, é bastantegrande, portanto, não devemos esperar uma passividade americana nesse processo de perda de liderança econômica.

O País seguirá protagonista por bastante tempo, mas com uma postura um pouco mais “gentil” a partir do crescimento chinês e dos demais países emergentes integrantes do BRIC.





3- O processo de internacionalização das empresas é uma artifício usado para fins de economia,ganho de market share, posicionamento estratégico em mercados alvo (geralmente mercados de consumo em potencial do produto), sinergia produtiva e ganho de escala. O principal fator de uma empresa estrangeira se estabelecer em outro país são os custos mais baratos que no seu país de origem. Mão de obra barata e incentivos fiscais são 2 exemplos desse barateamento na produção, possibilitando assim,um maior investimento, uma produção em maior escalar que objetiva a obtenção de um lucro maior.



4- Como comentado na questão anterior, as empresas buscam oportunidades em países em desenvolvimento cada vez mais para expandir seus negócios. O Brasil não ficou de fora do raio de atuação dessas cias. Como tudo na vida existe um ônus e um bônus. A entrada de produtos de qualidade por um...
tracking img