Custo de capital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CUSTO DE CAPITAL E ESTRUTURA FINANCEIRA

Objetivos
Adquirir noções sobre:
* Como determinar o custo de capital próprio de uma empresa.
* Como determinar o custo de capital de terceiros de uma empresa.
* Como determinar o custo total de capital da empresa.

1.1. – Introdução

Suponha que você tenha acabado de se tornar presidente de uma grande empresa, e que a primeiradecisão que enfrentará diz respeito a prosseguir com um plano para renovar o sistema de armazenagem e distribuição da empresa. O plano custará $ 50 milhões à empresa, e espera-se que economize $ 12 milhões por ano, após o impostos, durante os próximos seis anos.
Esse é um problema típico de orçamento de capital. Para resolvê-lo, você precisa determinar os fluxos de caixa relevantes, descontá-los e, seo valor presente líquido for positivo, aceitar o projeto: se o VPL for negativo, você deveria rejeita-lo. Até agora, tudo bem; mas, que taxa você deve usar como taxa de desconto?
Com base no que já foi estudado sobre risco e retorno, você sabe que a taxa correta depende do risco do sistema de armazenagem e distribuição. Em particular, o novo projeto tem VPL positivo apenas quando seu retorno émaior do que o retorno oferecido pelo mercado financeiro em investimentos de risco semelhante. Chamamos esse retorno mínimo exigido de custo de capital associado ao projeto.
Portanto, para tomar a decisão correta como presidente, você precisa examinar quanto o mercado de capitais tem a oferecer, e utilizar essa informação para estimar o custo de capital do projeto. Nosso objetivo é descrever comofazer isso. Existem diversas abordagens para essa tarefa, e diversas questões conceituais e práticas estão a ela associadas.
Um dos conceitos mais importantes a serem desenvolvidas é o do custo médio ponderado de capital (WACC). Esse é o custo de capital para uma empresa como um todo, e pode ser interpretado como retorno exigido para a empresa toda. Ao discutirmos o WACC, reconheceremos o fato deque geralmente uma empresa levanta capital de diversas maneiras, e que essas diferentes formas de capital possuem custos distintos de capital a elas associados.
Reconhecemos também, neste estudo, que os impostos são considerações importantes ao determinar-se o retorno exigido de um investimento, porque também estamos interessados em avaliar os fluxos de caixa de um projeto após os impostos.Portanto, discutiremos como incorporar os impostos explicitamente em nossas estimativas de custo de capital.

1.2- Retorno Exigido x Custo de Capital

Quando dizemos que o retorno exigido de um investimento é, por exemplo igual a 10%, geralmente queremos dizer que aquele investimento terá VPL positivo somente se seu retorno for maior que 10%. Outra maneira de interpretar o retorno exigidoconsiste em observar que a empresa precisa obter 10%em seus investimentos para compensar seus investidores pelo uso do capital necessário para financiar os projetos. Esse é o motivo pelo qual também podemos dizer que o custo de capital associado aos investimentos é 10%.
Para ilustrar melhor, imagine que você esteja avaliando um projeto livre de risco. Nesse caso, a maneira de determinar o retornoexigido é obvia: consultamos os mercados de capitais e observamos a taxa corrente oferecida por investimentos livres de risco, e a utilizamos para descontar os fluxos de caixa do projeto. Portanto, o custo de capital de um investimento livre de risco é a taxa livre de risco.

Se esse projeto for arriscado, então, supondo-se que todos os outros dados permaneçam constantes, o retorno exigido seráevidentemente mais elevado. Em outras palavras, o custo de capital desse projeto, caso tenha risco, será superior à taxa livre de risco, e a taxa apropriada de desconto seria mais alta do que a taxa livre de risco.
O custo de capital associado a um investimento depende do risco desse investimento. Essa é uma das lições mais importantes em finanças de empresas, e portanto merece ser repetida: “O...
tracking img