Custo da obra x qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Responsabilidade Social na formação de engenheiros

Abertura de crateras que engolem ruas, casas e pessoas, para dar passagem ao metrô. Poluição de rios, cujas águas abastecem cidades e permitem a sobrevivência de populações ribeirinhas. Até onde se estende a responsabilidade do engenheiro em tais catástrofes? O século passado e o início deste foi e é marcado pela formação técnica dosprofissionais de engenharia.
Face às possibilidades inteiramente novas da tecnologia, uma nova ética torna-se necessária e que diz respeito ao futuro do próprio planeta. É imprescindível a formação do engenheiro responsável. Na intenção de contextualizar a expectativa da sociedade em relação à formação desses profissionais, resgatando princípios que norteiam a Responsabilidade Social.
O engenheiro é oprofissional que aplica conhecimentos empíricos, técnicos e científicos à criação e à modificação de mecanismos, estruturas, produtos e processos que se utilizam para converter recursos naturais e não-naturais em formas adequadas às necessidades do ser humano e do meio que o cerca. O engenheiro deve apresentar um perfil oriundo de uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva,capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas. A legislação brasileira (resolução 11/2002, da Câmara de Educação Superior), estabelece competências e habilidades gerais para o engenheiro, onde deverá ter formação que o capacite a projetar, conceber, identificar, analisar, interpretar, desenvolver, dirigir,supervisionar, gerenciar e executar as mais diversas atividades dentro da sua especialidade.
É impossível um mesmo engenheiro ser capaz de projetar pontes, aparelhos de televisão, motores a jato, redes elétricas, fermentadores etc. Por isso, no campo de engenharia, dividem-se em vários ramos, tais como: aeronáutica, aeroespacial, agrícola, agronômica, ambiental, cartográfica, civil, da computação, dealimentos, de materiais, de minas, de pesca, de petróleo, de produção, elétrica, eletrônica, física, mecânica, mecatrônica, metalúrgica, naval, química, sanitária e têxtil.
É fundamental desenvolver competências científicas e tecnológicas com gestão ética, procurando harmonizá-las em função de suas habilidades técnica, humana e conceitual.
Ao tomar consciência da necessidade de conciliar suahabilidade técnica com a habilidade humana, esse profissional desenvolverá a habilidade conceitual. Não basta ser bom técnico, se não for capaz de entender de forma abrangente o sentido da atividade que está exercendo.
A formação do engenheiro deverá estar voltada para o profissional que pensa, planejam e executam atividades, empreendimentos, transformações tecnológicas que darão não só à suaempresa, como também à sociedade melhor qualidade de vida. É interessante salientar a importância do resgate da Ética, por exemplo, para - no mínimo - preservar a vida. O profissional de tecnologia, e por extensão o engenheiro, precisa ter uma compreensão exata do que seja modernidade, é o crescente acervo de conhecimento, traduzido em tecnologia que define como processo de transformação do mundo, ondeo novo paradigma da tecnologia, em especial da engenharia, propõe um modelo em contínua transformação. O poder da tecnologia é de tal ordem que muitas vezes sufoca ou suplanta a criatividade, grande responsável pelas conquistas.
A engenharia deve desenvolver competências técnica e científica, como: formação básica nas ciências de engenharia bastante sólida para atuar no mercado futuro; visãoanalítica; capacidade para análise de processos; utilização de ferramentas computacionais, e habilitações em mensuração, simulação, experimentação, representação gráfica, decisão. Existem competências destinadas às sociais, associadas às relações humanas como: liderança, solidariedade, capacidade de trabalho em equipe disposição ao multiculturalismo e ética alicerçada em uma formação moral e...
tracking img