Aberdeen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aberdeen Angus

Generalidades
O berço da raça angus é a Escócia e seu nome foi tomado dos condados onde começou seu desenvolvimento: Aberdeen e Angus. A história registra a existência dos "vacuns mochos pretos", no condado de Angus, antes do século XVI e sua origem é tão remota que é impossível precisar como e quando apareceram. O primeiro reprodutor aberdeen angus a entrar no Brasil foi otouro Menelik, em 1906, da criação de Felix Buxareo y Oribe, do Uruguai. O touro foi importado pelo pecuarista Leonardo Collares Sobrinho, de Bagé, município situado na Fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.
Características
Padrão da raça
- Cabeça: de tamanho médio, pouco alongada, de perfil entre ligeiramentecôncavo a reto. "Poll" bem definido, especialmente nas fêmeas. Olhos amplos, bemseparados. Orelhas de tamanho médio nos machos e grandes nas fêmeas. 
- Pescoço: de comprimento médio com musculatura firme. 
- Corpo: comprido, de profundidade média, dorso e lombo amplos e compridos, quartos muito amplos, pernas amplas, grossas e cheias. 
- Pele: de espessura fina a média, de pêlos finos, curtos e densos. 
- Cor: preto ou vermelho. Os pêlos brancos com pele clara. O úberepode ter manchas brancas, desde que abranja parcialmente sua superfície.
Aptidões
O aberdeen angus se destaca ente as raças taurinas por reunir um grande número de características positivas que lhe asseguram um excelente resultado econômico como gado de corte. O conjunto de suas características a torna uma raça completa. São encontrados dois tipos de animais, segundo a cor do pêlo: o preto (blackangus) e o vermelho (red angus).
Na busca de uma pecuária mais eficiente, quando se planeja um cruzamento, o produtor deve ter em conta não só a utilização de novilhos pesados e precoces, mas também de fêmeas de reposição que tenham alto índice de habilidade materna, períodos entre partos curtos e altas respostas reprodutiva, quanto à repetição de crias. Através de sua fertilidade, o gado angusproporciona aos seus criadores um grande rendimento, tanto pelo número de bezerros nascidos, quanto pela quantidade de quilos obtidos por hectare. A longevidade, associada à fertilidade, representa ao final mais crias produzida.
Segundo a Associação de Criadores, em comparação com outras raças, o aberdeen angus têm demonstrado que, nas mesmas condições alimentares, atinge mais cedo a puberdade e oestado de abate. A precocidade do angus reflete-se no abate de novilhos jovens, que, além de uma necessidade mercadológica, é fator fundamental de uma pecuária de retorno mais rápido.
A rusticidade é facilmente identificada pelo grande número de animais (macho e fêmeas) espalhados pelas varias regiões de clima diferentes do país, mantendo suas qualidades inalteradas. O angus mostra maiorresistência a enfermidades, grande adaptação às condições ambientais dos territórios onde é criado, seja com temperaturas estremas, altas ou baixas, solo seco ou alagadiço, campos altos ou abrigado pastagens ricas ou pobres. Mesmo em situações adversas, as fêmeas angus produzem bezerros e os amamentam adequadamente, nem que para isso tenha que sacrificar parte de sua "gordura marmorizada". A facilidade doparto gera um terneiro de porte médio, não muito pesado ao nascer; o ventre angus tem reduzido desgaste na parição, o que abrevia a sua recuperação pós-parto, favorecendo a repetição de cria e diminuindo o intervalo entre partos.
A qualidade de carne é um dos atributos excepcionais da raça aberdeen angus, garantindo-lhe uma posição de liderança, evidenciada através da opinião de autoridades dosetor, e confirmada nos mais diferentes concursos realizados nos principais mercados produtores. O aberdeen produz um animal com alta qualidade de carne, apropriada não só para o mercado interno, como também para exportação: este animal apresenta de 3 a 6 mm de gordura (exigências européias) e sua carne é marmorizada (gordura entremeada na carne). A perfeita e uniforme distribuição da gordura no...
tracking img