HPEB Bill Aberdeen

366 palavras 2 páginas
Guilherme Boaceff Barros
RA: 20174884

Contexto histórico e relação do Brasil à taxação Bill Aberdeen

Logo no começo do império brasileiro, os custos para o reconhecimento da independência do Brasil foram grandes, dado principalmente às grandes revoltas da época.Em 1844 o Brasil sofria com uma situação econômica grave e grandes dívidas. Uma das mais importantes decisões tomadas na época foi a de não renovar um tratado de comércio com a Inglaterra, levando a criação de uma taxação chamada Tarifa Alves Branco, em que os produtos importados sofressem um adendo de 30% ao seu valor. Essa tarifa ajudou a melhorar a situação econômica e também contribuiu com uma certta expansão de setores nacionais de produção que não teriam tal avanço se os produtos importados mantivessem o mesmo valor que os produzidos localmente.
A Inglaterra e o Brasil eram grandes parceiros comerciais e assinaram vários tratados. Dentre eles alguns para efetuar medidas de abolição ao tráfico de escravos, alguns, inclusive foram herdados da época em que Portugal ainda tinha nosso país como colônia.
Em 1831, uma Lei Regencial foi criada para acabar com o fim do tráfico, porém nunca foi colocada em prática e no Brasil vários portos clandestinos ainda recebiam navios vindo da África.
Com a não renovação do tratado de comércio entre Brasil e Inglaterra, e a criação da Tarifa Alves Branco, a Inglaterra e o Brasil tiveram períodos de tensão, e insatisfação da Inglaterra que era o precursor da tecnologia na época. A Inglaterra então, em 1845 decidiu pressionar o Brasil a proibir o tráfico de escravos e promulgou o Bill Aberdeen, que estipulava que qualquer navio negreiro, não importando o país, pudesse ser preso por navios britânicos no oceano Atlântico, nas águas brasileiras inclusive. Haveria o aprisionamento dos seus tripulantes e o jul,gamento no tribunal inglês.
No Brasil essa lei não foi muito bem recebida e algumas pessoas na Inglaterra também a viam como um exagero, porém a intenção inglesa de

Relacionados