Iso14001

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sustentabilidade e Competitividade: A Gestão Ambiental e a ISO14001 podem auxiliar as Organizações?

Uma pergunta que os gestores de diversas organizações frequentemente fazem é: como é possível aplicar conceitos de Sustentabilidade e se manter competitivo, num ambiente cada vez mais agressivo, com relação à redução de custos e posicionamento das empresas no mercado, junto a seus consumidores?O diferencial competitivo de uma organização depende das características de seus produtos e serviços e do cenário econômico, mas vai necessariamente depender do modelo de gestão traçado pelas pessoas que as dirigem. Afinal, qual é a relação que a competitividade tem com a Sustentabilidade? O desenvolvimento social, ambiental e econômico, tripé da Sustentabilidade, não pode estar atrelado auma conduta predatória e antiética, caso contrário, estará levando esta “competição” a níveis indesejáveis, junto às empresas concorrentes e o mercado consumidor.
No lado das organizações, a competitividade teria outra definição caso estas não fossem geridas por pessoas. A competição faz parte da sobrevivência do homem desde seus primórdios e geneticamente faz parte da natureza humana. Sercompetitivo é uma condição natural, que varia somente no grau de intensidade e na forma. A diferença básica entre Sustentabilidade e Competitividade está na atitude individual. É preciso acreditar na mudança do que parece ser um paradigma e, para isto, cada pessoa precisa entender o importante papel que desempenha na transformação de uma sociedade. E é aqui que entra a Sustentabilidade. A adoção daSustentabilidade, além de ser uma medida ética e positiva, também ganha um espaço cada vez maior na questão da aceitabilidade dos consumidores.
A população têm se mostrado mais preocupada com mudanças climáticas e consumo consciente, e disposta a até pagar mais caro por produtos e serviços que possam contribuir para um Mundo melhor. Algumas empresas, sabendo disso, têm exagerado em sua comunicação ecometido erros que poderiam ser classificados como propaganda enganosa ou manipulação da informação. Esses comportamentos têm causado mais ceticismo e desconfiança no consumidor e dificultado o posicionamento de ações consistentes em Sustentabilidade. Por falta de opção e informação correta, os consumidores brasileiros continuam levando para casa produtos que podem prejudicar a saúde de suasfamílias, divulgados como “mais sustentáveis” apenas porque têm rótulos e embalagens recicladas.
Existe um grupo (ainda reduzido) de organizações que tem gerado lucro substancial com uma política sustentável, o que tornou a idéia atraente aumentando a procura pelo tema. Contudo, como não é algo simples, e muito menos rápido, poucas têm alcançado sucesso. Muitas destas organizações que buscam umapolítica sustentável se baseiam em apenas argumentos vagos, com mudança superficial, e esquecem as ações realmente concretas.
A ambição de transformar uma empresa tradicional em uma organização sustentável é cada vez mais comum. A falta de legislação abrangente que proteja o interesse do consumidor tem feito com que seja possível se anunciar pão-de-queijo que não contém queijo, produtos divulgados comoecológicos que agridem a natureza ou oferecer um produto de limpeza como mais sustentável só porque sua embalagem é feita de material reciclado.


Para ser considerada uma empresa sustentável, a organização deve começar com a adoção de práticas internas para melhorar o aproveitamento dos diversos recursos que utilizadiariamente. Torneiras que se fecham automaticamente, coleta seletiva de materiais, reaproveitamento de papel, utilização de luz solar em lugar da luz artificial e sistemas de ventilação natural no lugar dos equipamentos de ar-condicionado, por exemplo, são algumas ações que certamente trarão benefícios para o meio ambiente e uma consequente redução de despesas com energia elétrica, água e compra de...
tracking img