Iso14001

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição

O ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para as empresas (privadas e públicas). Estas normas foram definidas pela International Organization for Standardization - ISO ( Organização Internacional para Padronização).
Estas normas  foram criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Muitas empresasutilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de seus processos de produção. Seguindo as normas do ISO 14000, estas empresas podem reduzir significativamente estes danos ao meio ambiente.
Quando uma empresa segue as normas e implanta os processos indicados, ela pode obter o Certificado ISO 14000. Este certificado é importante, pois atesta que a organização possuiresponsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marca.
Para conseguir e manter o certificado ISO 14000, a empresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FORSTANDARDIZATION (ISO) 14000
Surgem então as normas técnicas e estabelecem requisitos para as organizações que buscam uma certificação e consigam aplicar um novo modelo de gerenciamento em seus produtos e processos para que eles não agridam o meio ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo.Para que uma organização obtenha um certificadoISO 14000, ou melhor, certificado ISO 14001, é necessário que atenda as seguintes exigências:

Política ambiental
A direção da empresa deve elaborar uma Política Ambiental que represente seus produtos e serviços, que seja divulgada entre os funcionários e a comunidade. E que a direção demonstre que está comprometida com o cumprimento dessa política. Deve obter o cumprimento legal e buscar omelhoramento contínuo do desempenho ambiental da empresa.

Aspectos ambientais
A organização precisa ter procedimentos que permitam identificar, conhecer, administrar e controlar os resíduos que ela gera durante o processamento e uso do produto: Emissões Atmosféricas, Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos.

Exigências legais
A empresa deve desenvolver uma sistemática para obter e ter acesso atodas as exigências legais pertinentes a sua atividade. Essas exigências devem ficar claras à direção da empresa.Os funcionários devem conhecer quais são essas exigências e quais as documentações necessárias para seu cumprimento.

Obtenção do Certificado da ISO 14000
Para que uma empresa obtenha o Certificado ISO 14000, deverá possuir um sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA). A ISO 14000 é umanorma elaborada pela International Organization for Standardization, com sede em Genebra, na Suíça, que reúne mais de 100 países com a finalidade de criar normas internacionais. Cada país possui um órgão responsável por elaborar suas normas. No Brasil temos a ABNT, na Alemanha a DIN, no Japão o JIS, etc. A ISO é internacional e por, essa razão, o processo de elaboração das normas é muito lento,pois levam em consideração as características e as opiniões de vários países membros. Todo o processo de elaboração da ISO 14000 foi semelhante ao que aconteceu com a ISO 9000 – Normas para o Sistema de Garantia da Qualidade. E quanto à certificação empresa recebe o certificado ISO 9000, pois não existe certificação da ISO 1400, mas sim os certificadosna 9001, 9002 ou 9003.
A ISO 9000 estabelece asdiretrizes para selecionar qual norma deve ser usada em determinada empresa, enquanto que a ISO 9001, 9002 e 9003 são as normas que determinam quais são as especificações/requisitos que as empresas deverão seguir e atender para que possam obter a certificação através de auditoria realizada por um organismo Certificador. A ISO 14000 segue a mesma sistemática, ou seja, não haverá certificação ISO...
tracking img