Custeio baseado em abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA DE GESTÃO DE CUSTOS


CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (CUSTEIO ABC)

São Luís
2012


CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (CUSTEIO ABC)

Trabalho apresentado a , professora da disciplina de Gestão de Custos do Curso de Administração da Universidade Estadual do Maranhão, referente aobtenção da 3º nota do semestre corrente.

São Luís
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
2 CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (CUSTEIO ABC)
2.1 Conceito
2.2 Etapas
2.3 Aplicação Prática
2.4 Importância
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

Para avaliar o desempenho de seus processos, as empresas utilizam a análise-econômica financeira, que tem como principais objetivos extrair informações a partirdas demonstrações contábeis da empresa (balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício) e auxiliar no processo de tomada de decisão. Entretanto, esse método de avaliação apresenta certas limitações, como a pouca confiabilidade do mercado externo e a superficialidade da análise e da insuficiência de variáveis que traduzem a capacidade competitiva da empresa.
Além disso, existemalgumas críticas aos tradicionais modelos contábeis de análise de resultados, pois estes apresentam apenas dados relacionados à receita, custos e despesas e sem considerar aspectos não monetários como a satisfação do cliente interno e externo e a flexibilidade dos processos. Vale ressaltar que o mundo dos negócios tem exigido intensamente que as organizações apresentem novas formas de utilização dasinformações financeiras e não financeiras para auxiliar os processos de gestão e tomada de decisão.
Dessa forma, para minimizar essas limitações e críticas e atender as exigências do mundo dos negócios, foi desenvolvido por Robert Kaplan o custeio baseado na atividade (custeio ABC), uma ferramenta que ajuda a compreensão, a mudança e o desenvolvimento das organizações. No desenvolvimento destetrabalho, serão apresentados seu conceito, etapas, aplicações e importância.

2 CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (CUSTEIO ABC)
2.1 Conceito

O custeio baseado em atividades (custeio ABC) foi desenvolvido em meados da década de 1980, na Universidade de Harvard, pelo renomado professor Robert Kaplan. Este custeio permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadasdentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos. 
Para Martins (2003), o Custeio Baseado em Atividades é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos e Nakagawa (2001) afirma que o principal papel do ABC é o de espelhar as operações de uma empresa, com a maior facilidade e clareza possível,de modo à comunicar as pessoas as causas e as taxas de consumo dos recursos em seus principais processos de negócios.
O ABC determina que atividades consomem os recursos da empresa, agregando-as em centros de custos por atividades. Em seguida, e para cada um desses centros de atividades, atribui custos aos produtos baseado em seu consumo de recursos. Com isso, é possível se determinar quais são osprodutos subcusteados e quais são os supercusteados, possibilitando uma melhoria nas decisões gerenciais. Permite ainda que se tome ações para o melhoramento contínuo das tarefas de redução dos custos, como a melhora dos serviços, avaliação das iniciativas de qualidade, corte de desperdícios, aprimoramento dos processos de negócio da empresa, entre outros.

2.2 Etapas

Segundo DI DOMENICO(1994) a metodologia para implantação do Custeio ABC obedece as seguintes etapas:
a. Identificação das atividades de produção e suporte da empresa, pela elaboração de um fluxograma de atividades geral, indicando os principais recursos utilizados em cada etapa de produção;
b. Detalhamento das afinidades com informações técnicas (dados de produtividade) relacionados à produção, em cada etapa de...
tracking img