Custeio baseado em atividades (abc) e cadeia de valor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

















CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC) E CADEIA DE VALOR

























Recife/2011

[pic]















CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC) E CADEIA DE VALOR















Professor: Habib Nazareno Bichara
Alunos: Fátner de Assis da Natividade Silva
Gerlane RanulfoSoares Silva
José Carlos Brito
Patricia Mendes dos Santos
Roberta Silva Gomes
Silmara Iackstet






Recife/2011


Sumário


1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1.1 Custeio Baseado em Atividade (Active Based Costing)ABC 5
2.1.2 Conceito 5
2.1.3 Finalidade/Objetivo 6
2.1.4 Vantagens 6
2.1.5 Desvantagens6
2.1.6 Estrutura 7
2.1.7 CUSTEIO ABC versus CUSTEIOS TRADICIONAIS 8
2.1.8 Cálculo Curva ABC 9
2.1.9 Técnica de Montagem do Cálculo ABC 9
2.1.10 Cálculo da Percentagem Sobre o Valor Acumulado 10
3 CADEIA DE VALOR 11
3.1.1 Conceito 11
3.1.2 Finalidade/Objetivo 12
3.1.3 Vantagens e Desvantagens 12
3.1.4 Estrutura 12
3.1.5 Cálculo Cadeia de Valor 13
4CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
5 BIBLIOGRAFIA 16





















INTRODUÇÃO

Este trabalho trata da avaliação, mediante da análise fatorial da importância que tem a cadeia de valor de Porter, onde as empresas buscam atender os seus objetivos de competitividade no mercado, através das atividades primárias e de apoio. A estratégia competitiva é a busca da posição favorávelem uma empresa que utiliza a nova postura empresarial, nos sistemas de manufaturas, mercado, ciclo de vida dos produtos, estoques, processos produtivos, mão-de-obra, estruturas organizacionais e marketing. Essa determinação empresarial leva a possibilidade de expansão de diversificação ou até mesmo de sobrevivência de uma empresa.
Enquanto o Custeio ABC procura amenizar as distorçõesprovocadas pelo uso do rateio dos custos indiretos, buscando o princípio da causa, ou seja, procura identificar de forma clara, por meio de rastreamento o agente causador do custo, para lhe imputar o valor.
O custeio ABC possibilita um cálculo mais apurado dos custos indiretos dos produtos individuais. Sua principal vantagem é o fato de poder ser usado como uma ferramenta gerencial que estimula esuporta a melhoria continua dos processos, da qualidade dos parâmetros de desempenho da empresa, pois focaliza os possíveis problemas ou oportunidades de melhoria para a mesma.























DESENVOLVIMENTO


1 Custeio Baseado em Atividade (Active Based Costing)ABC


2 Conceito

É um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresaefetua no processo de fabricação dos seus produtos, onde procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos.
Diferente de outros métodos de custeio, o custo indireto era rateado por critérios aleatórios, e eram amortizados integralmente. No ABC a lógica era voltada para o custeio das atividades que geravam os custos e despesas. Esse métodosurgiu basicamente em razão da escassez de informações gerenciais obtidas pelos critérios anteriores.
Com o avanço tecnológico e a crescente complexidade dos sistemas de produção, os custos indiretos vêm aumentando continuamente, tanto em valores absolutos quanto em termos relativos. Outro fenômeno importante a exigir melhor alocação dos custos indiretos é a grande diversidade de produtos emodelos fabricados na mesma planta, principalmente em alguns setores industriais. Daí a importância de um tratamento adequado na alocação dos CIP aos produtos e serviços, pois os mesmos graus de arbitrariedade e de subjetividade eventualmente tolerados no passado podem provocar hoje enormes distorções.
A importância desse sistema é em virtude de não ser apenas um instrumento que dá valor...
tracking img