Pilates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
     Esta pesquisa tem como objetivo mostrar os benefícios para as mulheres,o uso do Método Pilates,apresentando os resultados possíveis e adquiridos através do grupo participante desta, assim como seu uso clínico no trabalho postural e preventivo. Quem busca o Pilates apenas como uma forma de malhação vê na prática um modo de ganhar força e flexibilidade. E, claro, melhorar adefinição da área abdominal. Mas será que isso pode mesmo ser atingido? De acordo com os pesquisadores que têm se dedicado a estudar a prática, sim. E a boa notícia é que os resultados aparecem pouco depois das primeiras aulas. Foi a conclusão da pesquisa na Academia corpo&mente.O acompanhar um grupo de 4 mulheres sedentarias, elas perceberam que cinco semanas após o início das aulas o corpo já respondiaaos estímulos dados pelos exercícios. Nas 2 voluntárias submetidas à técnica houve aumento da força nos músculos abdominais e melhora na flexibilidade. “E os benefícios foram percebidos com a prática de exercícios de intensidade relativamente baixa, que podem ser realizados sem aparelhos”, Mas há o outro lado da moeda. Após testes realizados para nus aporfundarmos e entendermos mais o método ,acendeu-se o alerta vermelho para a crença de que o Pilates pode ser usado como método de emagrecimento por si só. O que nos vimos e que a queima calórica das aulas da modalidade é baixa. No nível básico, uma hora de Pilates equivale a menos de 200 calorias. “Pilates é um treino de força e resistência”. “Se a pessoa quer queimar calorias, o melhor é praticar corrida ou spinning”, acrescentou. Issonão significa dizer, porém, que é preciso trocar o estúdio pelo tênis. O Pilates pode ajudar a emagrecer. “Ao começar a praticar, o aluno percebe mudanças positivas no corpo, como força, alinhamento postural, menos dores”. “Sua autoestima aumenta muito, o que é fundamental para iniciar um programa de emagrecimento.” Além disso, ele contribui para manter o peso. O trabalho muscular aumenta a massamagra no corpo que, por sua vez, potencializa o consumo calórico do organismo. Na prática, quer dizer que ganhar músculos (e para isso o Pilates é muito válido) aumenta a quantidade de calorias consumidas pelo corpo para manter-se, pois as células musculares gastam mais energia para funcionar do que as células de gordura. Mais uma das qualidades do Pilates.






O método Pilates foi desenvolvidona década de 1920 por Joseph Hubertus Pilates, Este método foi desenvolvido pela necessidade de ajudar pacientes de guerra a recuperar a força e a resistência dos músculos através do conhecimento de anatomia e fisiologia. O sucesso desta atividade deve-se aos resultados surpreendentes e rápidos no enrijecimento muscular no aumento de força e postura.
O método de Pilates traz inúmeras vantagens,principalmente para aquelas pessoas que estão cansadas das tradicionais ginásticas de academia. Os resultados de emagrecimento e queima calórica são expressivos, acompanhados do aumento de massa muscular, resistência cardiorrespiratória, diminuição do estresse e da tensão, e aumento da flexibilidade.
A prática do Pilates fortalece a musculatura profunda e superficial do abdômen das mulheres, quealém de manter a boa postura e promover o adequado posicionamento e funcionamento dos órgãos internos, afina a silhueta proporcionando uma aparência elegante.

Na juventude e idade adulta equilibra corpo, mente e espírito, mantendo o condicionamento físico, melhorando a circulação sanguínea, fortalecendo e alongando o corpo de maneira equilibrada e desenvolvendo músculos fortes e bem definidos.

Naidade adulta, na menopausa e pós-menopausa, ajuda a mulher a combater o estresse e a amenizar os sintomas da variação hormonal como: a TPM, as enxaquecas e retenção de líquidos; e ainda a prevenir e tratar de doenças como a osteoporose e a incontinência urinária, entre outras.

Até no período gestacional, o Pilates pode ser praticado de maneira modificada para aliviar as dores e sobrecargas...
tracking img