Custeio baseado em atividades (abc)cust

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Custeio Baseado em atividades (ABC)

O principal objetivo do custeio baseado em atividades é reduzir as distorções causadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos adotado pelos métodos decusteio tradicionais (MARTINS, 2003). De fato, segundo o autor, podemos dizer que “(...) o Custeio por Absorção apresenta custos por produtos que tenham sentido mais lógico e não sejam distorcidos porrateios tantas vezes muito arbitrários” (MARTINS, 2003).

O método de custeio baseado em atividades identifica as diferentes atividades e processos existentes dentro da empresa e então assinala oscustos (diretos e indiretos) a cada um desses setores de acordo com o consumo de recursos de cada um. Conforme Eller, "o Custeio Baseado em Atividades parte da premissa de que as diversas atividadesdesenvolvidas geram custos e que os produtos consomem essas atividades a idéia básica [portanto] é atribuir primeiramente os custos às atividades e posteriormente atribuir custos das atividades aosprodutos” (ELLER, 2000).

A principal vantagem do método de custeio baseado em atividades é permitir uma melhor mensuração dos custos, principalmente dos custos indiretos. De fato, “(...) o Custeio Baseadoem Atividades é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos" (MARTINS, 2003).

Por apresentar uma visão maisprecisa quanto aos custos das diferentes áreas e atividades da empresa, o método de custeio baseado em atividades oferece informações gerenciais importantes, permitindo a administração acompanhar melhora origem dos custos entre as diferentes atividades sem a distorção típica dos sistemas de rateio dos custos indiretos.
Além disso, o método de custeio baseado em atividades permite aos gestoresidentificar com maior facilidade onde são as maiores áreas de consumo de recursos dentro da empresa, identificando o custo de cada atividade em relação aos custos totais da entidade.
Por outro lado, a...
tracking img