Custeio abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE CUSTEIO ABC

ACTIVITY BASED COSTING

Mara Elenice de Lima Cardoso
RMS: 6784397829
Matéria: Gestão de Custo Logístico
Curso: Tecnologia em Logística
Prof. Edson Altair

RESUMO SISTEMA ABC ( Activity Based Costing )

O que é o sistema de custeio ABC? Podemos defini-lo como um método que analisa o custo das atividades e produtos de uma empresa, sempre aplicando este custo aoproduto ou serviço, ou seja, tudo o que a empresa deseja entender e acompanhar sobre seus custos, através deste sistema, a mesma pode ter uma visão geral. Com isso, podendo definir parâmetros para analise do impacto de todas as atividades realizadas dentro do processo de produção / execução. Desta forma, conseguindo mensurar e tomar decisões para cortes de gastos desnecessários, melhorando osserviços e pondo em prática programas de qualidade.

INTRODUÇÃO

Com o crescimento rápido da globalização, hoje em dia, as empresas estão procurando cada vez mais proporcionar aos seus clientes uma excelente qualidade em seus produtos e principalmente com custos dentro do mercado atual. O crescimento da concorrência também atribuiu para está aceleração e competição maior na qualidade e bonscustos no serviço ou produto vendido.
Toda empresa deve ter uma boa avaliação dos seus estoques, para um bom controle financeiro e fiscal, controlando com isso, o repasse do custo de produção para os produtos em estoque ou vendidos. Tendo um bom sistema que atenda, dentro da empresa, todos os envolvidos no acompanhamento geral dos custos, tanto operacional como hierárquico, dando informações para osresponsáveis sobre os recursos consumidos e o ciclo operacional. Podendo com isso utilizar indicadores de produtividade para todas as áreas. E o sistema ABC de custeio baseado em atividades apresentou ótimo desempenho como forma de ferramenta para o acompanhamento dessas atividades, dando formas excelentes de se medir e melhorar as atividades que compõem todo o negócio, dando também precisão nocalculo dos custos dos produtos e serviços. A primeira implantação do sistema de custeio ABC ocorreu na década de 80 em empresas americanas, até então, quando as empresas tinham pequenas despesas indiretas, rateava-se o valor pelo sistema tradicional, contendo divergências de valores, mas não provocando grandes desvios nos valores dos custos finais, mesmo porque essas despesas tinham uma pequenaparticipação dos custos, ou seja, em torno de 10%. No momento atual, esse valor pode chegar até a 50% dos custos de fabricação.

CONCEITOS E FUNDAMENTOS BÁSICOS DO ABC

Temos vários motivos para se utilizar o sistema de custeio ABC, mas podemos definir como o principal o fato do sistema, não apenas apresentar informações de valores de estoques, mas também de poder passar informações degerenciamento, ajudando nas tomadas de decisões, como o custo das atividades, dando suporte aos gestores para saber distribuir e cobrar responsabilidades das pessoas envolvidas nas atividades. O sistema de custeio ABC permite um controle detalhado de tudo, ajudando no acompanhamento e correções necessárias em todos os processos internos da empresa, possibilitando também a implantação ou aperfeiçoamentodos controles internos. O sistema permite ter informações mais precisas, através da redução do rateio em todos os processos. Exige um acompanhamento permanente dos controles internos, com isso proporciona melhor analise de todos os processos, desta forma, ajudando a identificar de forma mais clara onde os pontos em analise, estão consumindo mais recursos. O sistema consegue dar também uma visãogeral dos custos de cada atividade em relação ao sistema de contabilidade, proporcionando subsídios para a gestão econômica, custo de oportunidade e de reposição, ajudando também na redução de atividades desnecessárias (que não agregam valor ao produto).

O sistema de custeio ABC proporciona inúmeras vantagens para empresa, e para isso a empresa precisa ter domínio do sistema, conseguindo extrais...
tracking img