Curva de solubilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
A solubilidade de uma substância num determinado solvente é controlada principalmente pela natureza do próprio solvente e soluto, mas também pelas condições de temperatura e pressão. Neste experimento, observou-se a influência da temperatura na solubilidade do nitrato de potássio e nitrato de sódio, posteriormente construiu-se a curva de solubilidade.
INTRODUÇÃO
Solubilidade de umasubstância é a quantidade dessa substância que pode ser dissolvida em certas quantidade de solvente. A substância com solubilidade menor que 0,01mol/L será considerada insolúvel, pois neste caso, a atração entre os íons de cargas contrárias no sólido é muito grande para a molécula de água separá-los por uma extensão considerável, e a substância permanece não dissolvida na totalidade (BROWN, 2005).Quando um soluto sólido começa a se dissolver em um solvente, a concentração de partículas do soluto na solução aumenta, bem como suas chances de colidir com a superfície do sólido, tal colisão pode fazer com que a partícula do soluto se religue ao sólido. Esse processo, que é o oposto do processo de dissolução, é chamado de cristalização. Desse modo, dois processos opostos ocorrem em umasolução em contato com um soluto não dissolvido, e quando as velocidades desses processos opostos tornam iguais, não ocorre nenhum outro aumento líquido na quantidade de soluto na solução (BROWN, 2005).
A técnica de recuperar solutos puros de suas soluções é conhecida como recristalização. Para sais que são mais solúveis em temperaturas mais altas, precisamos apenas saturar a solução à temperaturaselevadas e depois resfriá-la de volta à temperatura ambiente para produzir os cristais (MAHAN, 1995).
As soluções podem ser classificadas como saturada, insaturada e supersaturada. Um solução em equilíbrio com o soluto não dissolvido é saturada, o soluto adicional não se dissolverá se adicionado a uma solução saturada. Se dissolver menos soluto que o necessário para formar umasolução saturada, a solução é insaturada. Se a solução conter uma quantidade maior de soluto do que a necessária para formar uma solução saturada, esta solução é supersaturada (BROWN, 2005).
A maior parte das substâncias dissolve mais depressa em temperaturas mais elevadas do que em temperaturas mais baixas. Porém, isso não significa necessariamente que elas são mais solúveis – isto é, que atingem umaconcentração mais alta que o soluto – em temperaturas mais altas. Em alguns casos, a solubilidade é mais baixa em temperaturas mais elevadas (ATKINS, 2006).
A Curva de Solubilidade é um gráfico onde se relaciona a solubilidade de um determinado soluto com a temperatura. É útil para analisar o comportamento da solubilidade com a variação de temperatura. Os pontos que se encontram exatamente sobre acurva são de uma solução saturada. Qualquer ponto acima da curva representa uma solução supersaturada e qualquer ponto abaixo da curva, representa uma solução insaturada. (A GRAÇA DA QUÍMICA, 2009)
Nitrato de potássio (KNO3), é um sólido branco em forma de pó ou transparente em forma de cristais, inodoro. É comercialmente produzido pela reação do cloreto de potássio com nitrato de sódio. Umadas suas aplicações é na pólvora para armas e em explosivos, em fertilizantes, em conservação de alimentos, em vidros de alta qualidade ótica e resistência mecânica, e algumas vezes, e em medicina como diurético, tem massa especifica de 2110 kg/m3, sua temperatura de fusão é 334°C e decompõe-se em 400°C (MSPC, 2007).
Nitrato de sódio (NaNO3), é um composto cristalino inodoro e incolor, temsemelhança com o nitrato de potássio, inclusive no comportamento químico, é solúvel em água, álcool e amônia líquida. Uma das suas
aplicações é na fabricação de nitrato de potássio, fertilizantes, explosivos, também é usado em algumas carnes enlatadas, para preservar a cor. Pode ser encontrado na natureza, sendo esta sua principal fonte comercial. Os maiores depósitos naturais estão no Chile,...
tracking img