Contrastes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
centro tecnico apogeu |
Exames Radiológicos Contrastados |
Reações alérgicas aos contrastes radiográficos e anamnese em exames contrastados |
|
DOCENTE: DAIANI SAMPAIO DISCENTE: GILMARA DAS CHAGAS FERREIRARADIOLOGIA MEDICA MOD. III |
Cachoeiro, ES, 19 de março de 2013 |

”Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda numrecipiente sujo”.Pitágoras |

INTRODUÇÃO

Nos exames simples de RX, algumas estruturas anatômicas são facilmente visualizadas devido à opacidade dos tecidos. Exemplo: tecidos ósseos. Outros órgãos apresentam densidade semelhante em toda estrutura anatômica, impedindo sua perfeita visualização. Exemplo: rins, estômago, intestinos, cápsulas articulares, etc.
Para esses exames é necessário o uso decontrastes radiológicos, que são substâncias químicas que servem para opacificar o interior de órgãos, que não são visíveis no RX simples, o tema sendo mais aprofundado nesta pesquisa.

EXAMES CONTRASTADOS

Com o objetivo de melhorar a visualização e auxiliar na investigação de inúmeras doenças, podem ser usados em diversos tipos de Raios bem como em tomografias. Estes produtos são muito úteispara detecção precoce de doenças e tem ampla utilização, mas infelizmente podem provocar em algumas pessoas reações indesejáveis e algumas vezes graves. Estas reações são imprevisíveis e dependem das características de cada pessoa.
Quando o contraste natural não é suficiente para a visualização de detalhes anatômicos, esses poderão ser evidenciados pela introdução de meios de contraste, sem o usode contraste radiopaco, as estruturas preenchidas por fluidos como: veias, artérias, intestino, ureteres e bexiga não são visíveis, por possuírem radiodensidade similar.

INDICAÇÕES

O sulfato de bário (BaS04) é indicado como meio e contraste radiopaco nos estudos radiológicos do tubo digestivo (deglutição, esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado e intestino grosso) Pode também serusado para marcar alguma estrutura na pele

Durante a infusão endovenosa, o paciente geralmente relata “calor pelo corpo”, “um gosto metálico na boca” e eventualmente náuseas. Estes sintomas desaparecem tão logo a Infusão é encerrada;

Os meios de contraste são utilizados para aumentar (contrastes positivos) ou reduzir (contrastes negativos) o coeficiente de atenuação aos raios X de um tecido ouórgão para que destaque positiva ou negativamente, as estruturas que o rodeiam tornando-as visíveis nas radiografias.

CONTRA INDICAÇÃO

Por ser um composto insolúvel, o sulfato de bário é contra indicado se houver qualquer chance de que possa escapar para a cavidade peritoneal. Isso pode ocorrer através de vísceras perfuradas, ou no ato cirúrgico se este suceder o procedimento radiológico. Emqualquer dos dois casos, deve ser usado então contraste iodado ou hidrossolúvel, que podem ser facilmente removidos por aspiração antes da cirurgia ou durante esta, por outro lado, se essas substâncias passarem para a cavidade peritoneal, o organismo pode absorvê-la facilmente.
Quanto ao sulfato de bário não será absorvido e deverá ser removido pelo cirurgião, de qualquer lugar em que sejaencontrado fora do canal alimentar. Embora seja raro, já foi descrito pacientes hipersensíveis ao sulfato de bário, por isso todo paciente deve ser observado quanto a quaisquer sinais de reação alérgica.
Paciente diabético em uso de cloridrato de metformina não deve receber contraste iodado, pois a associação com iodo pode determinar o desenvolvimento de insuficiência renal aguda.
As principaiscontra indicações para o uso desse meio de contraste são o hipertireoidismo manifesto e a insuficiência renal. Classificação das reações alérgicas e tratamento proposto:
* LEVE - Reação limitada e sem progressão: náusea, vômito, tosse, calor, cefaleia, tontura, tremores, alteração do gosto, coceira, palidez, rubor, calafrios, suor, nariz entupido, inchaço facial e nos olhos, ansiedade.
~>...
tracking img