Contraste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A DINÂMICA DO CONTRASTE

O controle mais eficaz do efeito visual encontra-se no entendimento de que existe uma ligação entre mensagem e significado, por um lado, e técnicas visuais por outro. O controle crucial do significado visual encontra-se na função focalizadora das técnicas. E nenhuma técnica é mais importante para o controle de uma mensagem visual do que o contraste.

CONTRASTE EHARMONIA

As técnicas visuais foram organizadas em polaridades. E todo e qualquer significado existe no contexto dessas polaridades. “O princípio básico da ‘forma’ determina essa estreita relação entre unidade aperceptiva e distinções lógicas, que os antigos conheciam como ‘unidade na diversidade’.”
No processo de articulação visual, o contraste é uma força vital para a criação de umtodo coerente. Em todas as artes o contraste é um poderoso instrumento de expressão, o meio para intensificar o significado, e, portanto, simplificar a comunicação.
A harmonia é colocada como sendo polaridade de contraste, mas ambos têm significados profundo na totalidade do processo visual.
O nosso organismo parece buscar a harmonia, um estado de tranqüilidade e resolução. Ocontraste é uma força de oposição a esse apetite humano. Desequilibra choca,estimula, chama a atenção. Sem ele, a mente acabava com todas as sensações, criando um clima de morte e de ausência de ser. Vemos mais do que precisamos ver, mas nosso apetite visual nunca se dá por satisfeito.
Quando o processo visual avança rumo à neutralidade absoluta, o que deve nos preocupar é o processo, e não oresultado final.





O PAPEL DO CONTRASTE NA VISÃO

No alfabetismo visual, a importância do significado do contraste começa no nível básico da visão ou da ausência desta, através da presença ou da ausência de luz. A luz é a chave de nossa força visual.
Tudo o que vemos pode investir-se das duas propriedades dos valores tonais, a qualidade pigmentaria da brancura ou do negror relativos dotom, e a qualidade física da luminosidade ou da obscuridade. A luz é o elo fundamental de nossa capacidade fisiológica de ver.
O contraste do tom é de importância vital quanto a presença da luz. Através do tom, percebemos padrões que simplificamos em objetos com forma, dimensão e outras propriedades visuais elementares.
O tato, o paladar, a audição e o olfato contribuem para nossa compreensãodo mundo que nos cerca, aumentando e as vezes, entrando em contradição com o que nos dizem nossos olhos. Dentre todos os nossos sentidos, porém, não há duvida de que a visão é aquele de que mais dependemos, e o que sobre nos exerce um poder superior. A visão funciona com mais eficácia quando os padrões que observamos se tornam visualmente mais claros através do contraste. Tanto na natureza quantona arte, o contraste é a importância fundamental para o visualizador.

O PAPEL DO CONTRASTE NA COMPOSIÇÃO

A visão esta fortemente ligada à percepção de padrões, um processo que determina a necessidade de discernimento. Ver significa classificar os padrões, com o objetivo de compreendê-los ou reconhecê-los. A ambigüidade é seu inimigo natural, e deve ser evitada para que o processo de visãofuncione adequadamente.
A utilização mais eficaz dos mecanismos de percepção visual consiste em situar ou identificar pistas visuais como uma coisa ou outra, em equilíbrio ou não, forte ou ameaçadoramente frágil.
Os gestaltistas trabalham com essa necessidade, e descrevem os dois estados visuais antagônicos como nivelação que pode ser associado a harmonia, e aguçamento que pode equivaler acontraste. Determinaram através de seu reconhecimento do valor dessas duas técnicas visuais que o olho não será detido em sua eterna busca de resolução ou fechamento dos dados sensórios que recebe.
Wertheimer introduziu o principio que rege essa hipótese e sugeriu a resolução em termos de regularidade simetria e simplicidade. Forças como a necessidade de concluir ou ligar uma linha inacabada, como...
tracking img