Curso pnae atividade 5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade 5 - Nutricionista para a elaboração do cardápio escolar - Tentativa 1


Com base nas respostas a questões anteriores, elabore um pequeno texto argumentando a favor dapresença de um nutricionista para a elaboração do cardápio escolar. Não se esqueça de dizer quem, além do nutricionista, deve ser responsável pela qualidade do cardápio da alimentaçãoescolar.

A presença do nutricionista no contexto do Pnae é imprescindível, sobretudo levando em conta a Lei nº 11.947/2009 que determina que o cardápio da alimentação escolar, sob aresponsabilidade dos estados, do Distrito Federal e dos municípios será elaborado por nutricionista habilitada, por ser essa uma atividade exclusiva desse profissional.
A ResoluçãoCD/FNDE nº 38?2009 dispõem que o nutricionista deverá assumir a responsabilidade técnica pelo Programa, além de ser obrigatoriamente lotado na alimentação escolar. Essa responsabilidade éregulamentada pela resolução CFN nº 465/2010 do Conselho Federal de Nutricionista (CFN), órgão ao qual compete estabelecer normas para a profissão.
O nutricionista tem um papelimportante no planejamento do cardápio que fará parte da alimentação dos alunos, avaliando a qualidade dos gêneros a serem utilizados, além de coordenar o diagnóstico do monitoramente doperfil nutricional dos estudantes, o perfil epidemiológico da população atendida e acompanhar a vocação agrícola da região. Ele atua desde a aquisição dos gêneros alimentícios até aprodução dos alimentos, bem como a propor ações de educação alimentar e nutricional na escola. Ele garante a manutenção da qualidade da alimentação escolar, além do cumprimento dasnecessidades nutricionais dos alunos, ele também contribui para a melhoria da saúde da população, por meio da aquisição dos conhecimentos sobre hábitos e práticas alimentares saudáveis.
tracking img