Curiosidades sobre o corpo humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curiosidades Sobre o Corpo Humano
As impressões digitais formam-se de 6 a 8 semanas antes de o bebê nascer e nunca são iguais.

A temperatura do corpo não fica estabilizada em 37 graus o dia inteiro. Ela sobe para 37,2 às 5 ou 6 da tarde e vai caindo para 36 graus durante a madrugada.

O homem tem 46 cromossomos, que contêm os genes que determinam as características de cada pessoa, como cordos olhos e formato do rosto.

Calcanhar-de-Aquiles - É uma das mais populares metáforas sobre a fragilidade humana. Tétis segurou seu filho Aquiles pelo calcanhar para mergulha-lo num rio egípcio que o tornaria invencível. Queria contrariar um oráculo que dizia que seu filho morreria na guerra de Tróia. Durante uma batalha, no entanto, Aquiles tomou uma flechada em seu único ponto vulnerável: ocalcanhar, que não havia sido banhado no rio por sua mãe. A partir daí, a expressão calcanhar - de - aquiles indica um ponto franco de uma pessoa.

O intestino delgado mede de 6 a 9 metros. O intestino grosso tem 1,5 metro, mas é 3 vezes mais largo.

Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio de urina, suor e respiração.

O corpo é formado por 70% de água, que corresponde a metadede nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sair minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.

Articulações ou junturas - Permitem a movimentação dos ossos em diferentes direções.

Células - São as minúsculas partículas que formam nosso organismo. Executam as principais tarefas que nos fazemvivos: os glóbulos vermelhos transportam oxigênio, as células de gordura cuidam de nossas reservas de energia, os glóbulos brancos enfrentam doenças e outras eliminam detritos.

O óvulo é a maior célula humana - Existem 26 bilhões de células num recém-nascido e 50 trilhões num adulto. Glândulas Elas fabricam substâncias que ajudam o corpo a funcionar. Por exemplo, as glândulas salivaresproduzem a saliva que usamos para a digestão; as glândulas endócrinas produzem hormônios que orientam diferentes partes do corpo em suas funções.

Ligamentos - São estruturas do tecido fibroso que unem as articulações.

Músculos - São os responsáveis pelos movimentos voluntários e involuntários do corpo. O mais potente deles é o bíceps, que comanda os braços. Temos 639 músculos.
Tendões - Ligam osmúsculos aos ossos.
Vísceras - São os órgãos que ficam nas cavidades do tórax e do abdômen, como pulmões, fígado, baço, rins, rins, estômago e intestinos grosso e delgado, e que pertencem aos sistemas respiratório, digestivo e urinário. Distribuem o alimento pelo organismo e removem a sujeira.

Calvície - É normal um jovem, até 20 anos de idade, perder cerca de 100 fios de cabelo por dia. Entre20e 35 anos, 50 fios se soltam diariamente sem lesar a cabeleira. Para adultos até 50 anos, perder 25 fios por dia não faz diferença. Uma das principais causas da calvície é a hereditariedade. Se você é filho, sobrinho ou neto de um dos 35 milhões de carecas brasileiros, pode coçar a cabeça, pois a calvície é determinada por um par de genes, um do pai, outro da mãe. No homem, basta apenas um dosgenes indicar a calvície para nascer um carequinha. Na mulher é preciso que os dois genes sejam da calvície para que o problema se manifeste. O senador Esperidião Amin tem uma alopecia total, resultado de uma doença infecciosa que teve aos 13 anos. Há décadas se descobriu que o principal componente da "fábrica" de cabelos é o folículo piloso, conhecido como raiz. A partir do quinto mês de vida,estão todos prontos para produzir 12 quilômetros de cabelos por ano.Verdades sobre a queda de cabelos- A alimentação influi: quando saudável e equilibrada, é benéfica para todas as células do organismo, inclusive para as produtoras de cabelo. Pessoas subnutridas têm tendência a cabelos fracos e maior propensão à calvície. Doenças em outras partes do organismo, como sífilis, distúrbios hormonais e...
tracking img