Curiosidades sobre o Corpo Humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 15 CURIOSIDADES SOBRE O CORPO HUMANO.


- Por que o coração fica acelerado em situações de pânico?

Quando sentimos medo ou passamos por uma sensação de pânico, nosso coração dispara porque o organismo libera hormônios como a adrenalina e a dopamina, que ativam o sistema nervoso. Essa descarga de adrenalina é responsável pela aceleração cardíaca e tremores.


- Por que o cabelo ficabranco?

Os fios de cabelo se despedem da cor original e se tornam brancos assim que os melanócitos, células localizadas na raiz dos fios, começam a perder a capacidade de produzir melanina. Vale lembrar que a melanina é a pigmentação responsável pela coloração dos cabelos e sua produção cai por vários fatores, como mudanças hormonais e envelhecimento.


- Comer banana ajuda a evitar cãibras?A cãibra é uma contração involuntária e dolorosa dos músculos que pode durar segundos ou, em casos mais raros, alguns minutos. Muitas pessoas acreditam que a melhor maneira para evitá-las é ter uma dieta rica em bananas e potássio, mas isso não pode ser seguido à risca. 
De fato, a falta de potássio pode até causar cãibras, mas seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia dos músculos. Porisso, ter uma alimentação balanceada em cálcio e magnésio é mais relevante para prevenir esses espasmos.


- O que causa o soluço?

O soluço é um problema ligado ao sistema nervoso e pode ser gerado por vários motivos bem diferentes, como ingestão de bebidas com gás, mudanças súbitas de temperatura, derrame, depressão e até pneumonia. O tipo mais comum de soluço, que passa depois de algunsminutos, é causado por uma irritação no nervo frênico, responsável pelo movimento do diafragma. Dessa forma, a laringe – que fica na garganta - bloqueia o ar que vai da boca para os pulmões e faz com que as cordas vocais vibrem. Isso também explica porque costumamos beber água ou prender a respiração quando estamos com soluço. São formas de fazer o diafragma voltar ao seu ritmo normal.


- Por que apicada de pernilongo coça?

Sentir coceira após ser picado por um inseto é uma reação alérgica do organismo para proteger o corpo. Quando o pernilongo pica, libera anticoagulante, saliva e outras substâncias em nossa pele. Como reação, o corpo libera histamina, uma substância que causa vermelhidão, mas aumenta as células que protegem o local. O problema é que essa substância causa coceira e emalguns casos é preciso tomar um anti-histamínico para controlá-la.


- É verdade que andar descalça aumenta a cólica menstrual?

Não. O problema não é andar descalça, mas a friagem. Quando está frio, os vasos sanguíneos ficam estreitos e a cólica aumenta. Mas se uma mulher andar com os pés diretamente em contato com o chão no verão, por exemplo, não há interferência alguma.


- Por quemulheres grávidas têm desejo?

Diferentemente do que mostram os filmes ou novelas, as mulheres grávidas não têm desejo. O que pode acontecer é uma mudança na alimentação. “Na maioria das vezes estes desejos são movidos por questões emocionais ou mesmo por brincadeiras. A mulher por ter de fato alteração do paladar, preferindo alimentos que antes não gostava e rejeitando alimentos que sempregostou”, explica Edílson Ogeda.


- Por que as mulheres têm TPM?

Não há dúvidas de que as mulheres ficam mais sensíveis antes de menstruar. As mudanças hormonais e externas influenciam nesse comportamento. Ainda é um mistério esta razão da existência da tensão pré-menstrual. “Acredita-se que exista uma relação com questões hormonais, meio social e profissional e predisposição pessoal. O conjuntode situações mais estressantes neste período pré-menstrual pode acentuar a TPM”, disse o ginecologista Edílson Ogeda.


- O que são as estrias?

As estrias surgem quando há uma oscilação brusca de peso ou altura. Essas marquinhas são uma ruptura das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade, que estão localizadas na camada mais profunda da pele, a derme. Elas costumam...
tracking img